15/04/2024

Maioria das capitais do Norte e Nordeste está sem previsão para o 5G

"Não temos ainda nenhuma capital em estágio adiantado", afirmou presidente do Gaispi, Moises Moreira, em coletiva de imprensa online.

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (18), o Gaispi, Grupo de Acompanhamento de Interferências e Limpeza da faixa de 3,5 GHz, confirmou a liberação do espectro em Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória, que poderão ter a rede ativada a partir da próxima segunda-feira (22), dependendo do interesse das operadoras.

Entretanto, na reunião não foi estabelecido o calendário ou uma previsão para a liberação do espectro em outras capitais, tendo sua maioria no Norte e Nordeste. De acordo com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, Móises Moreira, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) não repassou informações a respeito do cronograma para as próximas cidades.

“Não temos ainda nenhuma capital em estágio adiantado”, colocou ele em coletiva de imprensa online.

Quando foi questionado sobre a possibilidade de algumas capitais das regiões Norte e Nordeste que terão o 5G adiado, ele falou que o edital não coloca prioridade em cidades, além de que isso também não seria uma decisão das operadoras. Dessas capitais, as seis do Norte são: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém, e do Nordeste são sete: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina e São Luís.

“É a própria EAF que vai identificando e limpando [a faixa de 3,5 GHz]. Não sei porque priorizou capitais, mas certamente é por logística e para acelerar o processo”, destacou.

Além disso, ainda há a questão do Conselho Diretor da Anatel aprovar o pedido do Gaispi em prorrogar a limpeza da faixa e ativação do 5G em mais 60 dias, onde o novo prazo para liberar o serviço seria até o final de novembro. Enquanto não há o aval da agência, a tecnologia deve ser liberada nas capitais brasileiras até o final de setembro.

De acordo com o Teletime, o pedido de prorrogação está sob a relatoria do conselheiro Vicente Aquino, e deve ser pautada “até o final do mês”, segundo Moreira.

Próximas capitais a receber o 5G

Assim como já mencionado, Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória são as próximas capitais que já estão com o espectro liberado, cabendo apenas às operadoras ativarem o sinal 5G. Conforme a estrutura que já está toda preparada, provavelmente, essas cidades já terão a tecnologia na próxima segunda-feira (22).

Acontece que as capitais já estão com a quantidade mínima exigida de antenas determinada no Edital. Inclusive, as operadoras ultrapassam esse número mínimo, pelo menos, dobrando a meta da obrigação.

No Rio de Janeiro já estão instaladas 252 estações rádio-base, sendo 84 de cada operadora, e já tem registro de 723 pedidos de ERBs. Em Palmas, contabilizam 12 antenas, 4 para cada operadora e 21 pedidos. Em Florianópolis são 18 equipamentos, 6 de cada e 43 novos pedidos. Já em Vitória, há um total de 15 antenas, 5 para cada empresa e 29 pedidos.

Vale lembrar, que de acordo com superintendente de outorga e recursos à prestação (SOR) da Anatel e coordenador do Gaispi, Vinícius Caram, essas antenas estão cadastrada como híbridas. Ou seja, estão disponíveis para versão standalone do 5G (́puro), assim como para o não-standalone.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários