20/04/2024

Ministro Fábio Faria e CEOs falam sobre 5G no Smart City Business

9ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2022 realizará sessões plenárias, painéis e reuniões estratégicas, com foco no trabalho colaborativo e troca de ideias.

O mais estratégico evento sobre cidades inteligentes do país volta a reunir empresas, startups, especialistas e representantes do poder público para gerar um diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no país.

fabio-faria-5g-ministro-das-comunicacoes
Foto: Reprodução Internet

A 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2022 realizará sessões plenárias, painéis e reuniões estratégicas, com foco no trabalho colaborativo, a troca de ideias, visões e soluções transformadoras para consolidar a infraestrutura digital das cidades brasileiras.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, estará presente amanhã a partir 14h00 e participará do painel “Como as empresas e o governo podem trabalhar juntas para o desenvolvimento do 5G no Brasil?”, a conversa será coordenada pelo Diretor da Futurion Análise Empresarial e Ex-presidente da Telebras, Caio Bonilha, o anfitrião será Leopoldo de Albuuquerque, presidente global do Instituto Smart City Business America; e contará com a presença do CEO da Nokia para o Brasil, Aílton Santos; CEO da Juganu, Bruno Gemus, CEO da High Trend Brasil, Carlos Sanchez, CEO da American Tower do Brasil. Emerson Hugues; CEO da Everynet Brasil, Gustavo Zarife, Luiz Tonisi, presidente Latam da Qualcomm, Rodrigo Dienstmann, presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, o CEO da Cloud2U, Wagner Barreira e o Presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Calvet.

Algumas novidades dos expositores:

O A Hexagon apresenta uma solução que em casos como Capitólio, por exemplo, a tecnologia poderia ter enviado alertas e evitado grandes incidentes e impactos.uma plataforma de serviço de geoinformação automática baseada em nuvem projetada para fornecer dados novos e preciso de satélite, além de informações sobre nosso mundo em mudança. A análise preditiva da Rheticus capacita os colaboradores a serem proativos sobre ameaças a pessoas, propriedades e ativos. A superfície da Terra é monitorada continuamente, e os usuários podem receber alertas sobre fenômenos de subsidência e outras ocorrências em suas áreas de interesse.

A SmartAcqua permite ao cidadão comum, de qualquer região do Brasil, verificar o volume de água retirado dos mananciais hídricos de sua cidade, quanto desse total é bem utilizado e quais os benefícios que poderiam ser alcançados se fossem tomadas ações corretivas pelos gestores públicos e privados da área de saneamento. O Brasil desperdiça, em média, 50% de sua água. Por ano, são extraídos dos mananciais hídricos do País, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2018, mais de 16 bilhões de metros cúbicos. Ou seja, 8 bilhões de metros cúbicos vão para o ralo a cada ano. Vazamentos, fraudes, equipamentos e tecnologias obsoletas, consumos não autorizados são algumas das causas da perda desse bem. As análises desses dados fizeram com que Enéas Ripoli desenvolvesse um software de gestão da água e combate ao desperdício. Ele é direcionado às empresas de saneamento básico, mas recebeu uma versão em aplicativo (Android, iOS), gratuito, para o uso de profissionais em campo, mas também para consumidores que queiram ter uma ideia do desperdício em sua cidade e cobrar das autoridades ações para reduzir os danos.

Florestana – Juntamente com a Anton, a empresa apresentará o GeoArbor – Sistema de Monitoramento Arbóreo, para ser aplicado principalmente no controle da conservação e manutenção. O sistema é composto pelos módulos Cadastramento, Análise e Coleta de dados dos indivíduos arbóreos com a sua localização georreferenciada. A iniciativa inclui ainda a possibilidade de colocar um QRCode em cada indivíduo arbóreo, o que possibilita consulta por um cidadão, através de um aparelho celular, dos dados daquele indivíduo arbóreo, bem como, os dados de sua espécie.

Modulus One – A empresa apresenta soluções para gestão online de ativos urbanos e equipamentos públicos através de tecnologia IoT e a possibilidade de gerar receitas acessórias através da malha de conectividade da iluminação pública. A empresa destaca o One Energy Meter, para o monitoramento da qualidade de energia elétrica fornecida pela rede, gerando insights de manutenção preditiva; One Lumen, sistema de iluminação pública inteligente com controle e monitoramento por telegestão; e One Virtual Instruments, virtualização de qualquer variável de processo ou dados que alertam sobre irregularidades em tempo real.

Hikvision: A líder mundial na oferta de produtos e soluções de segurança eletrônica. Com uma força de trabalho de P&D abrangente e altamente qualificada, a Hikvision desenvolve e fabrica um conjunto completo de produtos e soluções para uma ampla gama de mercados verticais. Além da indústria de segurança, a Hikvision amplia seu alcance aos mercados de tecnologia residencial, industrial e automotiva. No evento, a empresa apresentará tecnologia de ponta para cidades, agregando valor ao município gerando receita e segurança para população, como: Tecnologias de reconhecimento facial, corporal; leitura de placas de carros; body cam com reconhecimento facial; detector de metal; Totem de emergência e Soluções Mobile.

Istituto Europeo di Design: A escola inovadora nasceu em 1966 com a proposta de ir contra a corrente do ensino teórico tradicional ao propor uma metodologia que entende a aplicação prática do conhecimento como um complemento à teoria, unindo o saber, saber fazer e saber ser. Além disso, seu Centro de Pesquisa e Consultoria CRIED contribui para gerar soluções e atua na criação e implementação de novos negócios para organizações públicas, empresariais e acadêmicas, no Brasil e no exterior. O projeto de consultoria em parceria com Enel e a Yvy Reciclagem, por exemplo, gerou 60 produtos novos, criados a partir do reaproveitamento da madeira e dos componentes descartados pela troca de postes de energia elétrica da rede pública. No evento, o coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores e Design de Mobiliário do IED São Paulo, Alexandre Salles, dará uma palestra sobre “Cidades Híbridas: ecossistema para inovação e desenvolvimento” no palco Sponsor.

L8: A empresa levará câmeras corporais, usinas solares, wi-fi para escolas, detector de metais, radar inteligente e equipamento anti-drone para Smart City Business. As soluções de tecnologia do grupo curitibano serão apresentadas no evento em parceria com a Hikvision. Um dos projetos foi desenvolvido com o estado do Rio de Janeiro, para fornecimento de mais de 21 mil câmeras corporais para as fardas dos agentes de segurança é reconhecido como o maior da América Latina. Os equipamentos contam com leitura facial, proteção contra edição de imagens e transmissão de dados em tempo real para o governo do estado. Outra solução que será destacada no evento é o radar inteligente, que já está em funcionamento na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e faz a leitura em tempo real do fluxo de veículos, dentro dos padrões das placas do Mercosul.

Leyard Planar: A líder mundial e especialista em painéis de LED com mais de 26 anos de existência, realiza projetos de digital signage inesquecíveis, que marcam ambientes de todos os segmentos, varejo, corporativo, broadcasting, sala de controle e ooh, mostrará como a busca por soluções que não agridem o meio ambiente tem sido cada vez mais latente pelas empresas e os painéis de LED se destacam como uma solução sustentável, já que possuem uma grande durabilidade, o que diminui a produção de lixo. Além disso, é livre de substâncias tóxicas, não utiliza mercúrio e nenhum outro metal pesado em sua produção, sendo assim 100% reciclável.

Nansen: A tradicional fabricante de equipamentos de medição da América Latina, estará presente na feira Smart City Business em São Paulo, com soluções inovadoras de eletromobilidade, Smart Grids e equipamentos para geração de energia solar. No estande, apresentará a linha de soluções Smart Grid, como a plataforma SanPlat, desenhada para dar suporte completo à medição inteligente e às redes inteligentes como um todo, que possui software e solução interligada com diferentes interfaces de comunicação, flexibilizando sua utilização por mais usuários, o ponto inicial para a implementação das redes inteligentes, pois garante acesso remoto ao medidor e a possibilidade de tomada de decisão também de modo remoto. Além disso, carregadores de veículos elétricos e os equipamentos de geração de energia solar.

Parque Tecnológico São José dos Campos: A primeira cidade inteligente de acordo com as normas ISO, levará o case de desenvolvimento da Certificação Nacional para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis – iniciativa inédita no país, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com o processo de certificação, gestores públicos têm acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que são usados para pautar decisões de gestão, planejamento e investimento através de indicadores padrão, consistentes e comparáveis para mensurar desempenho.

Prefeitura de Ribeirão Preto: A cidade apresentará quatro importantes ações que a prefeitura realizou nos últimos cinco anos: mobilidade urbana, universalização do saneamento básico, setorização do abastecimento e agendamento online da vacinação da Covid-19. O projeto de mobilidade, por exemplo, conta com 30 obras que somam 500 milhões de reais em investimentos, 56 km de corredores de ônibus, ampliação das ciclovias, recuperação asfáltica, entre outras. O programa também objetiva à segurança e utiliza tecnologias que podem ajudar a salvar vidas, como o controle de tráfego com vias com velocidade máxima reduzida.

Smartacqua Soluções Tecnológicas: Uma boa gestão de perdas em sistemas de distribuição de água é crucial para a gestão sustentável dos recursos hídricos. Isso é corroborado pelos diversos estudos realizados pelo Banco Mundial e pela EPA – Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, que indicam que os sistemas de distribuição de água sofrem perdas estimadas entre 30% e 50% do total da água captada/tratada e aquela efetivamente entregue através das redes de distribuição. A Smartacqua Soluções Tecnológicas, que possui foco na gestão e na redução sistemática das perdas de água de empresas de saneamento privadas e públicas, levará o SmartAcqua, software baseado em nuvem e desenvolvido com poderosos algoritmos de Inteligência Artificial para gestão e combate a Perdas de Água que será apresentado no estande.

Smart City Business Brazil Congress
De 25 e 26 de maio
Das 9h00 às 18h00
Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site: www.scbamerica.com

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários