23/04/2024

Dry e Nuh! fornecerão chips e planos de dados na 1ª etapa do Programa Internet Brasil

Operadoras virtuais venceram a licitação do chip neutro realizada pela Rede Nacional de Estudo e Pesquisa (RNP); saiba detalhes.

Nesta quinta-feira (26), foi divulgado o resultado da licitação do chip neutro realizado pela Rede Nacional de Estudo e Pesquisa (RNP) e as vencedoras foram as operadoras virtuais Dry Company do Brasil Tecnologia, ligada à Surf Telecom, e a Nuh! Digital. O resultado saiu após a publicação da lei que institui o Programa Internet Brasil.

As MVNOs vencedoras serão as primeiras fornecedoras de chips e planos de dados para os alunos que irão ser beneficiados na primeira etapa do programa, que promoverá acesso gratuito à internet banda larga móvel aos alunos da educação básica que são integrantes de medidas inscritas no Cadastro Únicos para Programa sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A RNP firmou uma parceria com o Ministério das Comunicações para apoio à estruturação e operação do Programa Internet Brasil.

As duas companhias deverão fornecer 10 mil pacotes de dados, nas tecnologias 3G e 4G, com pelo menos 5 GB mensais, mas esse número pode ser ampliado para 770 mil acessos em 12 meses. 70% dos acessos serão responsabilidade da Dry, que foi a primeira colocada da seleção.

Deverá ser direcionado para a solução de RNP da da empresa indicada, todo o tráfego de dados que são demandados pelos usuários. Para isso, será necessário a implementação da configuração de Access Point Name (APN) com a capacidade de convergir o tráfego para o endereço indicado, viabilizando assim o monitoramento e controle de acesso.

Caberá à RNP definir a rede que será usada conforme com a cobertura do sinal de telefonia móvel disponível na área de uso do chip, assim como da melhor qualidade de sinal na região e de acordo com os critérios que forem especificados no termo de referência. Além disso, poderá ocorrer a troca de operadora, caso ocorra a má qualidade do sinal, troca de endereço do aluno ou em caso de término de contrato com Rede Nacional de Estudo e Pesquisa.

A Dry Company do Brasil Tecnologia e a Nuh! Digital têm o prazo de cinco dias após a assinatura do contrato para iniciar o processo de fornecimento dos dispositivos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários