25/04/2024

Telit se une ao ConectarAGRO para levar 4G aos agricultores brasileiros

Falta de sinal de internet é um dos maiores desafios enfrentados pelos agricultores rurais no Brasil.

A Telit, facilitadora global da Internet das Coisas (IoT), anunciou uma parceria estratégica com a Associação ConectarAGRO, uma organização sem fins lucrativos brasileira que está revolucionando a forma como os campos agrícolas se conectam com o mundo, promovendo e viabilizando o acesso à internet móvel 4G em todo o país.

TIM usa energia solar para levar 4G para áreas sem cobertura
Foto: Reprodução Internet

Como especialista do setor em soluções de conectividade móvel, a Telit trabalhará em estreita colaboração com os membros do ecossistema de soluções para desenvolver dispositivos IoT para vários segmentos agro.

Além de um forte portfólio de produtos e serviços para aplicações agrícolas, a Telit oferecerá suporte, da ideia ao projeto, bem como testes, certificações e implantação.

A falta de sinal de internet é um dos maiores desafios enfrentados pelos agricultores rurais no Brasil. Em um webinar realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), afirmou-se que apenas 23% do espaço agrícola brasileiro possui algum nível de conectividade.

O webinar também abordou a importância das ciências digitais na contribuição para o aumento da produtividade e recomendou uma análise abrangente das plataformas digitais e da entrega digital de serviços.

“O uso crescente de 4G nas áreas rurais será fundamental para a produção, juntamente com a adoção de técnicas e tecnologias agrícolas inteligentes”, disse Gregory Riordan, presidente da ConectarAGRO.

“Por meio de tecnologias integradas de membros como a Telit, os produtores podem se comunicar facilmente com clientes e fornecedores em campo, bem como processar e monitorar dados de campo, o que economizará tempo e aumentará a produtividade. À medida que avançamos em nossa missão, é nosso objetivo garantir que cada produtor possa alcançar um maior desenvolvimento, aproveitando os recursos tecnológicos e digitais mais atuais disponíveis hoje na Agricultura 4.0.”

“Com investimentos significativos e inovações tecnológicas nos últimos anos, a agricultura é um dos setores de IoT mais empolgantes do mercado no momento”, disse Andy Castonguay, vice-presidente de inteligência estratégica da James Brehm & Associates.

“O portfólio abrangente de módulos, planos de dados e recursos de plataforma da Telit oferece aos produtores agrícolas e fornecedores de soluções as ferramentas cruciais de conectividade, dados e gerenciamento de que precisam para fornecer aplicativos de IoT, como monitoramento de safra/pecuária, gerenciamento de água/irrigação, conformidade regulatória do campo ao garfo e agricultura de precisão”.

Segundo a CNH Industrial, uma das fundadoras da ConectarAGRO, somente em 2019, a associação expandiu a conectividade para mais de 5,1 milhões de hectares de áreas rurais no Brasil via banda larga 4G LTE 700 MHz. Essa cobertura ajudou mais de 575.000 pessoas, 218 cidades e oito estados, além de mais de 24.000 quilômetros de estradas em uma área maior do que o tamanho da Bélgica, Holanda e Suíça juntos.

“O objetivo da Associação ConectarAGRO é levar conectividade acessível aos produtores de todo o Brasil e nos unimos para ajudar a transformar o agronegócio”, disse Fernando Guerra, Diretor Regional de Vendas América Latina da Telit.

“Os desenvolvedores de aplicativos de IoT para agricultura e integradores de sistemas têm uma oportunidade única de construir soluções agrícolas conectadas que podem levar a melhores rendimentos, custos reduzidos e um mundo bem alimentado. Os sensores, gateways inteligentes, módulos e sistemas de monitoramento da Telit que coletam e analisam informações ajudarão a garantir a conectividade e informar as decisões que impulsionam melhorias, mesmo em circunstâncias adversas.”

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários