Deputado do MBL reclama da internet da Vivo nas redes sociais

‘Vc contrata 100Mb e recebe só metade’, reclama Mamãe Falei.

Na tarde desta segunda-feira, 8, o empresário e deputado estadual de São Paulo, Arthur Moledo do Val, foi até as redes sociais para reclamar do desempenho da internet da Vivo.

Arthur é conhecido pelo seu pseudônimo Mamãe Falei, por seu canal no YouTube, além de ser um ativista político e integrante do Movimento Brasil Livre (MBL).


“Na Vivo é assim. Vc contrata 100Mb e recebe só metade” reclamou o deputado no Twitter. O comentário teve mais de 1,7 mil likes e 500 comentários.

Em um teste de velocidade realizado por Arthur, a velocidade de download aferida na rede da Vivo em São Paulo foi de 49,0 Mbps, upload de 31,4 Mbps e latência de 15 ms.

Segundo o regulamento da Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras são obrigadas a garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos consumidores em redes fixas ou móveis, tanto no download quanto no upload.

Ou seja, no caso do youtuber, com um plano de 100 Mbps, a média mensal de download deve ser de, no mínimo, 80 Mbps. Já a velocidade instantânea – aquela medida na hora do uso da internet pelo usuário – deve ser de, no mínimo, 40% do contratado, ou seja, 40 Mbps.

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Com isso, na medição instantânea, a Vivo está atendendo o mínimo proposto pela Anatel. Entretanto, se a operadora continuar a ofertar uma baixa velocidade por vários dias, no restante do mês, ela será obrigada a entregar uma maior velocidade para o usuário, para atingir a meta mensal de 80%.

Até a publicação desta matéria, a Vivo não respondeu publicamente o comentário de Arthur do Val no Twitter.

Confira, abaixo, o tuíte do deputado estadual.

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About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
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Tauan Fontoura

O triste é saber que isso é autorizado pela porcaria da Anatel.
Órgão porco que não serve pra nada.
Imagina isso em outros campos da vida, você vai comprar 1 litro de gasolina mas basta o posto de entregar 800ml.
Vai comprar 1kg de carne, mas o açougue te entrega só 800g.
Iaso é uma vergonha.
Uma palhaçada sem tamanho.

Triste Brasil.
Triste.

Brasil acima de tudo.

Cidade - UF
Porto Velho RO
Eduardo Feitosa Ball Poll

Um problema grave é a cartelização gerada com incentivo da Anatel. Todo esse protecionismo gerado afasta possíveis concorrentes que entregam o que de fato prometem, além claro da burrocracia pra abrir uma empresa no Brasil.

Cidade - UF
Balsas - MA
Jefferson

No Brasil a gente só não vê uma obra do governo estimada à 1 milhão de reais, custar 800 mil ao final do projeto.

Cidade - UF
Recife - PE
Ronaldo Cardoso

Concordo plenamente, uma vergonha para o Brasil esses porcos comem junto com essas operadoras canalhas.

Cidade - UF
Vitória-ES

A outra metade está ocupada pelos bots.

Cidade - UF
Montes Claros - MG
jvbernardes

Normal dessas grandes operadoras não entregarem o contratado. o correto é entregar no minimo 90%, o governo ajuda demais essas empresas, tem que cortar incentivos e parar de passar mão na cabeça quando elas fazem cagada

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Cuiabá. MT
Caio Cesar Sestrem

Garanto que estava conectado na banda de 2.4ghz, nunca vai chegar aos 100mb mesmo, tenho aqui a 1 ano e meio e nenhum problema

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Blumenau SC
Marcelo Alves

Todas as decisões que a Anatel toma é para proteger as empresas, a poucos dia a justiça determinou que as empresas são obrigadas a fornecer dados das pessoas que estão ligando,essa atitude é para acabar com a encheção de saco das empresas que ficam ligando e perguntando de pessoas que não conhecemos,a Anatel deveria ser a primeira aprovar essa ideia, Anatel foi contra e autorizou as empresas cobrar pela consulta

Cidade - UF
São Paulo
Adalmo Reis

Tem que ser levado em conta a oscilação do WI-Fi, minha internet é de 100MB, no WI-FI chega a 45MB mas no cabo chega a 90 mb.

Cidade - UF
Ipatinga
Ronaldo Cardoso

Se as operadoras são obrigadas a garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada, também somos obrigado a pagar os 80% pois eu que trabalho dou duro e valor ao meu dinheiro.

Cidade - UF
Vitória-ES
Vinícius Guerra

A Anatel na verdade deveria deixar de ser balcão de empregos e prestar um serviço melhor como órgão regulador de telecomunicações, mas nós sabemos, que no Brasil, infelizmente nada funciona direito. Empresas não respeitam as leis e a própria Anatel, sempre fez vistas grossas. Lá fora pelo menos, vale o que está escrito, cabe a cada cidadão, no caso cliente, exigir que o serviço prestado seja rigorosamente entregue como prometido.

Cidade - UF
Rio de Janeiro