06/07/2022

‘Não Me Perturbe’ alcança 10 milhões de números cadastrados

Plataforma permite que usuários bloqueiem ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe (NMP) alcançou os 10 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing. A iniciativa permite que o usuário bloqueie a realização de tais chamadas para seus celulares das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

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Foto: Reprodução Internet

Segundo a Conexis Brasil Digital, entidade setorial que agrega as grandes operadoras de telecomunicações, o número de cadastros representa 3,5% da base de 284,9 milhões acessos fixos e móveis existentes no Brasil, segundo a associação das teles.

Criada pelas operadoras com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo da plataforma é reduzir os índices de reclamações do consumidor e faz parte das medidas de autorregulação do segmento para melhorar a relação com os consumidores. Durante o ano de 2021 foram cadastrados mais de 2 milhões de números.

O estado de São Paulo detém a maior parte dos pedidos de bloqueios. Até agora, são 4,8 milhões de números registrados, o que representa 3,5% da base de telefonia móvel e fixa do estado. São Paulo tem 77,6 milhões de celulares e 10,5 milhões telefones fixos.

Em segundo lugar está o Paraná com 885,6 mil números, seguido por Minas Gerais com 871,6 mil telefones registrados na plataforma. O Distrito Federal aparece em último na lista. Apenas 6,8% dos acessos de telefone fixo e móveis estão cadastrados na plataforma.

Em 2019, antes da criação da Não Me Perturbe, o segmento era responsável por 48% das chamadas de telemarketing, sendo que em 2020, a porcentagem caiu para 6% e em 2021, o setor nem foi listado no ranking da Truecaller. No entanto, a Anatel ainda está cobrando mais ações para aumentar a eficácia da plataforma, pois os consumidores ainda continuam recebendo ligações inconvenientes.

Qualquer consumidor que quiser bloquear as ligações de telemarketing do setor de telecomunicação e de oferta de crédito consignado deve fazer o cadastro diretamente no portal naomepertube.com.br ou através dos Proncons em todo o país. Após o cadastro, o bloqueio ocorre em até 30 dias.

Carolina Veneroso
Carolina Veneroso
Jornalista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como repórter, redatora e com produção de conteúdo há 5 anos. Apaixonada por entrevistar e conhecer pessoas e novas histórias.

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