26/04/2024

Oi protocola novo plano de recuperação judicial buscando aporte bilionário

Nova proposta de recuperação judicial da Oi deve ser votada em março mediante assembleia.

A Oi, uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil, está em busca de um novo plano de recuperação judicial para reestruturar sua dívida bilionária e garantir sua sustentabilidade no longo prazo. A empresa, que saiu de um processo anterior de recuperação em 2023, apresentou à Justiça nesta terça-feira (5), sua nova proposta, ainda em negociação com os credores e que deve ser votada em assembleia-geral realizada no próximo mês.

O novo plano prevê a captação de até US$ 650 milhões (cerca de R$ 3,2 bilhões) na forma de um empréstimo prioritário, que terá como garantia a venda da ClientCo, empresa que concentra 4 milhões de clientes de fibra óptica, e da participação da V.tal, empresa de rede neutra. A tele espera obter novos recursos por meio de um eventual aumento de capital ou da contratação de novas linhas de crédito para o refinanciamento das dívidas.

O plano também prevê a reestruturação dos créditos de fornecedores Take or Pay, contratos com garantia de consumo mínimo. A empresa afirma que a proposta de recuperação judicial leva em conta o investimento necessário para a operação da companhia e a garantia de sua participação relevante no mercado nacional.

Atualmente, a companhia aposta na expansão da fibra óptica como seu principal produto, que representa cerca de 60% da receita da nova Oi. Em 2023, a Oi alcançou 4 milhões de casas conectadas por fibra óptica, apresentando crescimento anual de receita de 6%.

Baixa no setor de telefonia fixa

Apesar do avanço no mercado de fibra óptica, a Oi sofreu uma forte baixa no número de linhas fixas ativas no Brasil, encerrando o ano de 2023 com 6,6 milhões de acessos, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A expectativa é de que o forte para os próximos meses seja o Oi Fibra, serviço cuja popularidade aumentou após a campanha de marketing no Big Brother Brasil 2024, reality show transmitido pela rede Globo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários