20/04/2024

Telecom Italia assina acordo de confidencialidade com banco estatal CDP

Empresa e entidade deverão conversar sobre a possibilidade de fusão da infraestrutura fixa da telecom com a OpenFiber; entenda.

Nesta segunda-feira (4), a Telecom Italia, dona da TIM Brasil, confirmou os avanços na negociação para fusão da sua infraestrutura fixa com a operadora de fibra OpenFiber, onde será criada uma espécie de rede óptica nacional italiana. Para isso, a empresa assinou um acordo de confidencialidade com o braço de investimento do bando CDP (Cassa Depositi e Prestiti), controlado pelo Ministério da Economia italiano.

O acordo de confidencialidade prevê a assinatura de um memorando de entendimento em 30 de abril. O MoU trará objetivos, perímetro da separação de ativos da Telecom Italia, estrutura da nova empresa, “critérios e parâmetros” do projeto de integração.

A CDP possui 60% da OpenFiber, além de ser a segunda maior acionista da Telecom Italia. As duas empresas tiveram que assinar a pedido da Consob, autarquia que regula o mercado de capitais na Itália.

A fusão da rede fixa com a OpenFiber com o apoio do CDP é parte das possibilidades criadas após a aprovação do plano industrial para cisão de infraestrutura de serviços da Telecom em duas empresas distintas. A outra opção seria um novo sócio financeiro, como o fundo norte-americano KKR, que propôs o fechamento do capital da tele.

Vale lembrar que o Grupo TIM é sócio do fundo KKR na FiberCop, empresa de infraestrutura de última milha em fibra, sendo que o KKR detém 37,5% da companhia. Sendo assim, mesmo que a Telecom Italia não aceite a proposta do fundo norte-americano, eles continuaram fazendo parte das negociações de fusão da rede fixa com a OpenFiber. Oficialmente, ainda estão em trâmite as negociações entre a TIM e a KKR.

Além disso, a empresa italiana ainda recebeu uma proposta do fundo britânico CVC Capital Partners por uma fatia minoritária em uma futura unidade de serviços.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários