06/04/2024

Primeira fazenda conectada a rede 5G é lançada no Piauí

Cerimônia de lançamento da tecnologia no agronegócio contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, ministros e parlamentares.

Nesta quarta-feira (30), foi lançada oficialmente a primeira fazenda conectada ao 5G do Brasil, localizada na zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, interior do Piauí. A cerimônia de lançamento da tecnologia no agronegócio contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, ministros e parlamentares. A fazenda Ipê é a primeira a contar com a quinta geração de conectividade móvel no meio rural.

Foto: Isac Nóbrega/PR e Clauber Cleber Caetano/PR

O 5G no Agro, nome dado ao evento, contou com a entrega de 310 pontos de conexão gratuita à internet e 310 computadores para 31 escolas do estado, onde levarão inclusão digital para cerca de 5 mil alunos. A nova rede levará tecnologia para o campo, proporcionando ganho de produtividade de 20% a 30% para a agricultura.

“Esse evento aqui traz, obviamente, tecnologia ao campo, é a primeira fazenda totalmente 5G Isso, certamente, vai ter um ganho de produtividade na casa de 20%, 25% ou 30%”, afirmou o presidente.

Entre os benefícios que a nova tecnologia levará para a localidade está a alta capacidade de transferência de dados e de velocidade de internet, que é muito superior ao do 4G. No meio rural, o 5G poderá transmitir e conectar milhares de máquinas e dispositivos na mesma rede pela Internet das Coisas (IoT).

Com a nova tecnologia no campo, será possível ampliar o uso de inteligência artificial com máquinas autônomas capazes de tomar decisões inteligentes, sem a necessidade de interferência humana, além de proporcionar autonomia a tratores, colheitadeiras e outras máquinas.

Além disso, por meio do uso de drones, imagens com alta definição e precisão serão captadas do dia a dia no campo, garantindo mais eficiência. Segundo o Ministério das Comunicações, que se fez presente pelo ministro Fábio Faria, com o 5G será possível que a saúde de um animal seja monitorada em tempo real, independente da distância.

Entre os compromissos assumidos pelas operadoras ganhadoras do leilão do 5G, está a de levar conexão 5G a 1,7 mil localidades afastadas dos centros urbanos, além de expandir o 4G para mais de 7 mil áreas da zona rural. “A fazenda, com 5G da TIM, da Nokia, vai fazer com que o nosso agronegócio, que já é tão pujante, fique muito maior”, disse o ministro.

FonteGoverno
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários