27/03/2024

Jundiaí ganha primeira fábrica inteligente de manufatura do Brasil que utiliza 5G

Equipada com rede 5G, a planta contará com 14 antenas de quinta geração.

Nesta terça-feira (30), Jundiaí, em São Paulo, ganhou uma fábrica da Huawei para manufatura de eletrônicos. A planta é equipada com rede 5G, contará com 14 antenas de quinta geração conectando a uma área de 30 mil m². No local, serão produzidos equipamentos eletrônicos como rádios-base, placas processadoras, placas controladoras e outros itens.

Fachada da empresa chinesa, Huawei.
Foto: Reprodução Internet

A fábrica é a primeira fábrica inteligente de manufatura do Brasil que utiliza 5G no processo produtivo.

A unidade contará com diversas inovações, como o uso de realidade aumentada por equipes de manutenção de máquinas, um sistema de câmeras para monitoramento da produção a partir de inteligência artificial, demais aplicações de Internet das Coisas (IoT) e utilização de serviços de nuvem.

Sobre o projeto, Tiago Fontes, diretor de ecossistema e marketing da Huawei, disse que é tudo muito inovador. “A implementação da rede foi finalizada em novembro de 2021. Já passamos por mais de três meses de testes e pudemos comprovar o aumento da produtividade, velocidade e eficiência”, disse.

A Huawei também tem um centro de distribuição e logística de 22 mil m² localizado em Sorocaba (SP).

A Huawei é líder mundial em Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC), a segunda marca global de smartphones e a maior fabricante de equipamentos de rede para operadoras de telefonia.

Em 2021, a unidade de negócios de operadoras da Huawei gerou CNY 281,5 bilhões (U$S 44,15) em receita e ajudou companhias de todo o mundo a implantar redes 5G líderes. De acordo com os resultados de testes realizados por terceiros, as redes 5G construídas pela Huawei para clientes em 13 países, incluindo Suíça, Alemanha, Finlândia, Holanda, Coreia do Sul e Arábia Saudita, oferecem a melhor experiência do usuário.

Ao trabalhar com operadoras e parceiros, a Huawei assinou mais de 3.000 contratos comerciais para aplicações industriais do 5G. Atualmente, essas aplicações 5G são usadas ​​comercialmente em larga escala em setores como manufatura, minas, siderúrgicas, portos e hospitais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários