20/04/2024

O que é o YouTube Vanced e por que foi classificado como ‘nocivo’ pelo Play Protect

Embora o aplicativo tenha sido removido da Play Store, ele continuou funcionando em smartphones Android antigos.

No dia 13 de março, o YouTube Vanced, uma versão alternativa e não oficial do YouTube foi removida da Play Store, mas o aplicativo continuou funcionando em versões antigas do sistema operacional Android de alguns smartphones.

Como a sua remoção não foi o suficiente para evitar o uso do mesmo, nos últimos dias, o Google Play Protect passou a classificá-lo como ‘nocivo’, ‘perigoso’ ou ‘prejudicial’ para os aparelhos celulares em que está instalado e aconselhou que os usuários removessem de seus dispositivos.

Embora tenha sido removido das lojas de aplicativo, os desenvolvedores do YouTube Vanced dizem que o app continuará funcionando até que as alterações na API do YouTube o eliminem para sempre. Embora não haja motivo explícito para classificar o aplicativo como perigoso para os usuários, é possível perceber que essa versão tem comprometido os negócios da plataforma de vídeo do Google.

Acontece que o YouTube Vanced permite que os usuários assistam vídeos, assim como é oferecido na plataforma original, mas oferece recursos extras que costumam ser exclusivos para os assinantes do YouTube Premium. Por exemplo: é possível citar eliminação de anúncios, modo picture-in-picture (PiP) e visualização do contador de deslikes.

Vale falar que o Vanced Manager não é o mesmo aplicativo que o YouTube Vanced propriamente, mas funciona como uma espécie de “app store” que possibilita a instalação do Vanced e o mantém atualizado.

O que é o Google Play Protect

Instalado na grande maioria dos dispositivos Android, o Google Play Protect é uma proteção para aplicativos instalados na Play Store e que funciona como uma espécie de antivírus. Todo aplicativo que entra na loja passa por uma análise do Play Protect.

O Google Play Protect pode monitorar aplicativos e comportamentos maliciosos e alertar o usuário durante a instalação ou após a instalação do aplicativo. Ou seja, verifica se há apps baixados por outras fontes, assim como verificar possíveis malwares e outras ameaças de segurança.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários