21/04/2024

Curitiba poderá ser a primeira ‘Cidade 5G’ do Brasil

Cidade foi escolhida em acordo de colaboração entre a TIM e a Huawei para levar o conceito de 'smart city’ com a implementação do 5G.

Nesta quarta-feira (2), a TIM anunciou, durante o Mobile World Congress 22, em Barcelona, que assinou um acordo de colaboração com a Huawei para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”, cujo inicia pretende trabalhar o conceito de smart city com a implantação das redes 5G, prevendo o avanço tecnológico, monitoramento e de redes e aperfeiçoamento da experiência do usuário.

Válido por dois anos, podendo ser prorrogado, as empresas escolheram Curitiba para ser a primeira cidade a utilizar a tecnologia. Os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023. A cooperação entre as empresas permitiu a ampliação e a implementação de redes 2, 3, 4 e 5G.

A TIM e a Huawei são as responsáveis pela construção da maior rede baseada em mMIMO (massive MIMO) do mundo, um recurso que amplia o alcance da transmissão de sinais, utilizando uma grande quantidade de antenas, e que auxiliam na entrega de dados com mais qualidade.

Nesse projeto “Cidade 5G”, a rede mMIMO irá contribuir para que sejam atingidos mais altas velocidades da tecnologia com baixa latência, uma das principais características da quinta geração de conectividade móvel.

De acordo com Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, a iniciativa é parte da estratégia da operadora para expandir seus serviços 5G e caminhar para tornar a TIM uma das principais operadoras móveis do mundo.

LEIA TAMBÉM:

–> ‘Estamos trabalhando para lançar 5G de forma ampla em junho’, afirma CEO da TIM

–> TIM reafirma parceria para ampliar mil sites via satélite com a Gilat

–> TIM quer criar fundo 5G para investir em empresas

“O projeto Cidade 5G é um desdobramento do trabalho de sucesso realizado pela TIM, em parceria com a Huawei, para implementação de redes 5G no Brasil. Estamos muito satisfeitos em construir, em Curitiba, um projeto que pode ter grande impacto para o desenvolvimento econômico para todo o país”.

Gustavo H. Nogueira, diretor de vendas da Huawei, comemora o acordo firmado entre as empresas e que pretende deixar a TIM em um patamar de liderança no mundo.

“Estamos muito felizes em levar a Curitiba nosso projeto de parceria com a TIM, para desenvolvimento de uma rede 5G de alto nível. Nosso propósito é manter a operadora em uma posição de liderança global para o desenvolvimento de redes 5G. Huawei e TIM têm, em comum, a busca pela inovação e pela excelência, e acredito que este será mais um projeto de sucesso na história das empresas para as telecomunicações brasileiras”, afirma.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários