26/04/2024

Engie contrata TIM para iluminação pública inteligente em Curitiba

Parceria entre as empresas segue o viés do contrato feito, embora menor, para a iluminação pública na cidade de Petrolina.

A Engie, empresa fornecedora de energia renovável, foi a ganhadora da licitação de iluminação pública em Curitiba, e com isso, será a responsável pela operação e manutenção, além da expansão da estrutura de iluminação da cidade, que conta com mais de 160 mil pontos de luz. Será obrigação da empresa implantar um sistema de telegestão em 28% das vias, interligado a um centro de controle operacional.

A empresa contará com a ajuda da TIM, com soluções de conectividade em 45 mil pontos de telegestão das luminárias inteligentes distribuídas pela Curitiba. É esperado que este ano já se inicie o processo de impedimento, após mapeamento e modernização de rede. Embora seja um serviço público pago pelo contribuinte, o valor do contrato não foi revelado.

O CEO da TIM Brasil e diretor-presidente da Engie Soluções, Alberto Griselli, explica que essa não é uma parceria nova entre a operadora e a Engie, uma vez que trabalham juntos desde 2018 em projetos de eficiência e fornecimento de energia se amplia com o novo projeto. Em contrato menor, elas possuem negócios no mesmo viés da iluminação pública na cidade de Petrolina.

O executivo explica que é bandeira da operadora diversificar os negócios em outras frentes, já que os negócios estão mais atrelados ao mercado consumidor. Com a tecnologia 4G e 5G, vários setores estão criando possibilidades de digitalizar os modelos de negócios, como agronegócios, portos, autopistas, montadoras e energia e demandando novas parcerias.

“Fizemos um acordo com o Porto de Santos para automação, também com a Ecovias para a cobertura em alguns trechos e com o Sírio-Libanês para ambulâncias inteligentes, ou seja, a digitalização permite uma eficiência e novas possibilidades. Escolhemos um conjunto de verticais prioritários onde estamos operando e entramos no mercado de iluminação inteligente”, diz.

Griseli ainda acrescenta que a parceria com a Engie, além de possibilitar o uso da infraestrutura da iluminação pública para ampliar sua cobertura de telefonia e dados, marca a entrada da TIM em uma capital do Brasil em projetos de iluminação e dobra o número de pontos de iluminação.

A parceria entre as empresas se restringe a apenas Petrolina e Curitiba. O presidente da Engie Soluções, Jacques-Olivier Klotz, afirma que se a Engie arrematar a licitação do tipo em outros locais, deve procurar novos parceiros, que não podem ser necessariamente a TIM.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários