18/04/2024

Rede Conecta Salvador registra 2 mil acessos durante Festival Virada

Foram disponibilizados, ao todo, 100 pontos de conexão para prover acesso tanto para a população como para a imprensa e demais usuários.

Durante épocas festivas, como o Natal e o Ano Novo, para facilitar a conectadas dos moradores e dos turistas que passam pela cidade, a Prefeitura de Salvador implementou pontos de internet em locais turísticos e programados para eventos festivos. Foi o que aconteceu na virada de 2023 para 2024 com a rede Conecta Salvador.

De acordo com dados da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), vinculada à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), a rede Conecta Salvador registrou cerca de duas mil conexões pelo público presente nos três primeiros dias de festa na Arena Daniela Mercury, no bairro da Boca do Rio.

De 28 a 30 de dezembro, também foram contabilizados 32.121 acessos na rede da Prefeitura Municipal de Salvador, totalmente dedicada aos profissionais que, nos bastidores, realizam o maior Réveillon público do país.

O gerente de Conectividade da Cogel, Tiago Carvalho, destaca o sucesso do sistema de conectividade ofertado durante o Festival Virada 2024, com destaque para o uso da rede Conecta Salvador para postagem de stories nas redes sociais, para solicitação de transporte por aplicativo, bem como para divulgação da festa nos meios digitais.

“São disponibilizados, ao todo, 100 pontos de conexão de internet para prover acesso tanto para a população como para a imprensa e demais usuários, seja no backstage ou na praça de alimentação, camarotes e o público em geral que participa dessa grande festa. Oferecemos, aproximadamente, 10GB de internet com ótima qualidade de sinal. Temos também uma rede de fibra óptica interna para promover essa comunicação, também com 10GB, além de um time de 15 profissionais trabalhando 24 horas, visando oferecer uma infraestrutura de qualidade”, explica Carvalho.

Além disso, os pontos de conexão são importantes também para os setores de segurança, provendo a comunicação do videomonitoramento da Guarda Civil, além de outros componentes em ação na Arena, a exemplo da iluminação pública, ofertando um serviço robusto o suficiente para atender todo o efetivo laboral durante todos os dias de festejos do Réveillon.

Natal conectado

O Natal no Centro Histórico também conta com a disposição de internet gratuita para quem visita o local. A ação também é realizada pela Semit e Cogel, com a implantação de quatro pontos de acesso, dentro do programa Conecta Salvador.

Os pontos de acesso estão localizados na Rua Chile, na entrada principal da festa; na Praça Municipal, onde ocorrem os shows musicais; na Praça da Cruz Caída; e na Praça Terreiro de Jesus, onde está a Casa do Papai Noel.

“Ao disponibilizar internet gratuita em diversos pontos do Centro Histórico, a Prefeitura de Salvador promove a inclusão digital do público e dos trabalhadores ambulantes que participam do Natal Salvador. Além da conectividade, por meio da rede Conecta Salvador, a Cogel, em parceria com a Guarda Civil Municipal, ainda disponibilizou pontos para instalação de câmeras de videomonitoramento, garantindo assim mais segurança para todos”, pontua o titular da Semit e presidente da Cogel, Samuel Araújo.

Até o dia 6 de janeiro, o Pelourinho é palco de atrações culturais e decorações natalinas, incluindo um túnel iluminado, projeções mapeadas em fachadas, shows na Praça Municipal, corais nas sacadas dos casarões, presépios, Casa do Papai Noel e um cortejo com carros alegóricos e grupos musicais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários