26/04/2024

Operadoras se unem para criar ‘selo verde’ para celulares

Ideia é classificar a durabilidade, eficiência e reciclagem de smartphones. Dona da Vivo também participa da iniciativa.

Operadoras se unem para criar ‘selo verde’ para celulares

As operadoras europeias Deutsche Telekom, Orange, Telia Company, Vodafone e Telefónica (controladora da Vivo no Brasil) se uniram para criar um novo esquema de rotulagem para smartphones.

O objetivo é identificar e comparar os aparelhos mais sustentáveis, encorajando assim os fornecedores a reduzir o impacto ambiental dos dispositivos.

Com o “Eco Rating”, os consumidores terão acesso a informações consistentes e precisas sobre o impacto ambiental da produção, utilização, transporte e descarte dos celulares.

A iniciativa pretende avaliar novos aparelhos das marcas Bullitt Group, CAT, Motorola/Lenovo, Doro, HMD Global, Nokia, Huawei, MobiWire, One Plus, OPPO, Samsung, TCL/Alcatel, Xiaomi e ZTE.

VEJA TAMBÉM:

–> Dona da Vivo passa a integrar coalizão internacional de empresas

–> TIM usa energia solar para levar 4G para áreas sem cobertura

–> SKY promove ação voluntária no ‘Dia da Terra’

A metodologia utilizada pelo Eco Rating será orientada em cinco áreas principais, conforme a seguir:

  • Durabilidade: análise do quanto é robusto o aparelho, incluindo a duração da bateria e o período de garantia do celular e seus componentes.
  • Reparação: a facilidade com que o smartphone pode ser reparado, além do design e suporte utilizado para aumentar a vida útil do dispositivo.
  • Reciclagem: quais componentes do celular podem ser desmontados e reutilizados, incluindo a qualidade das informações fornecidas para o processo de reciclagem.
  • Eficiência climática: a quantidade de emissões de gases de efeito estufa durante todo o ciclo de vida do smartphone.
  • Eficiência de recursos: a quantidade de matéria-prima escassa exigida para construir o aparelho e o impacto no esgotamento de recursos naturais.
Exemplo do selo “Eco Rating”.

“Construir um futuro mais sustentável é nossa responsabilidade conjunta, então acreditamos que é o momento certo para conduzir um Esquema de Classificação Ecológica harmonizado em todo o setor que irá melhorar a transparência e ajudar a aumentar a consciência sobre o impacto ambiental dos telefones que nossos clientes escolhem”, afirmaram as cinco operadoras em comunicado conjunto.

“Estamos ansiosos para dar as boas-vindas a mais fabricantes e operadoras de telecomunicações para a iniciativa Eco Rating no futuro, e esperamos que inspire toda a indústria a acelerar sua transição para um modelo mais circular para telefones celulares”, completaram.

A partir de junho de 2021 a classificação ecológica será implementada nos seguintes países: Albânia, Áustria, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Macedônia do Norte, Montenegro, Polônia , Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Turquia e Reino Unido.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telefónica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários