23/04/2024

Nomes de estabelecimentos do iFood foram trocados por ofensas

Após problemas no carregamento de restaurantes, nomes de estabelecimentos do iFood foram trocados por frases ofensivas e de cunho político.

As pessoas que decidiram fazer pedido pelo aplicativo do iFood na noite de terça-feira, 02, encontraram algo nada normal. Além de encontrar instabilidade na plataforma, como o carregamento de alguns restaurantes/mercados e busca por pratos e estabelecimento estar indisponível, o usuário também encontrou nomes de estabelecimentos alterados para frases de cunho político e anti-vacina.

Dentre as mensagens encontradas estavam “Bolsonaro 2022”, “Petista Comunista” e “Lula Ladrão”. Usuários do aplicativo identificaram até zombaria com Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018 e alegações anti-vacina, como “Vacinas Matam”.

Por enquanto, ainda não se sabe ao certo qual foi a causa das alterações no nomes, mas há suposições de que o aplicativo foi vítima de um ataque cibernético. No entanto, a empresa afirmou que não se tratou de um ataque hacker, uma vez que não houve qualquer indício de vazamento de base de dados pessoais da plataforma ou de cartão de crédito.

Em nota no Twitter, o iFood afirmou que cerca de 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma foram afetados e que “tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados dos restaurantes, consumidores e entregadores“.

LEIA TAMBÉM:

–> Hacker de 21 anos está por trás do vazamento de dados da T-Mobile

–> Hacker anuncia venda de dados de 174 milhões de clientes da Vivo, Claro e TIM

–> Polícia Federal prende hacker envolvido em megavazamento de dados

Também em nota, a empresa informou que o problema foi causado por um operador de atendimento de uma empresa que tinha permissão de alterar informações dos restaurantes na plataforma.

“O incidente foi causado por um operador de atendimento de uma empresa prestadora de serviço que tinha permissão para ajustar informações dos restaurantes na plataforma e que o fez de forma indevida. O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos”.

Confira as postagens do iFood sobre o ocorrido:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários