06/04/2024

Concorrente da Starlink, OneWeb lança 34 satélites ao espaço

Empresa britânica pretende lançar constelação para prover internet banda larga com baixa latência para usuários. Confira o vídeo do lançamento.

Concorrente da Starlink, OneWeb lança 34 satélites ao espaço

A empresa britânica OneWeb colocou em órbita da Terra mais 34 satélites. Concorrente da Starlink, a nova constelação pretende ofertar internet banda larga por meio de satélites em órbita baixa.

O lançamento ocorreu no último sábado, 21 de agosto, utilizando o foguete russo Soyuz-2.1b, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Este é o nono lançamento da OneWeb.

“Parabéns a todas as equipes que fizeram deste nono lançamento dedicado aos satélites OneWeb um sucesso”, disse Stéphane Israël, CEO da Arianespace, em comunicado.

Inicialmente, a decolagem estava prevista para a última quinta-feira, 19 de agosto, mas o lançamento foi abortado por um “evento não nominal”. A Arianspace foi a empresa contratada para fazer a gestão dos lançamentos. A mesma empresa colocou recentemente em órbita um satélite da Claro.

VEJA TAMBÉM:

–> SpaceX e OneWeb estão por trás de boom de avistamento de OVNIs

–> Empresa entra na Justiça para defender o direito sobre o uso da marca ‘Starlink’

–> Internet da Viasat é comparável com a banda larga fixa, diz Speedtest

Atualmente, a OneWeb conta com uma frota de 288 satélites em órbita. Cada um deles tem o tamanho de um frigobar e transmite o sinal de banda larga para usuários em terra, no mar ou no ar, com alta velocidade e baixa latência. Os satélites são construídos em uma fábrica nos Estados Unidos, a partir de uma joint venture criada entre a OneWeb e a Airbus.

A OneWeb pediu concordata em março de 2020, depois de não conseguir garantir financiamento suficiente para continuar construindo e lançando satélites. A empresa reorganizada saiu da falência no ano passado sob a propriedade da Bharti Global e do governo do Reino Unido.

A britânica pretende implantar 648 satélites durante o próximo ano, sendo que o próximo lançamento está previsto para setembro, também da plataforma de lançamento de Baikonur.

Já a concorrente Starlink, da SpaceX, já conta com uma constelação de 1.700 satélites em órbita. A ideia é chegar a 12 mil artefatos em órbita.

Com informações de Space e Spaceflight Now.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários