InícioInternet Banda LargaConcorrente da Starlink, OneWeb lança 34 satélites ao espaço

Concorrente da Starlink, OneWeb lança 34 satélites ao espaço

Empresa britânica pretende lançar constelação para prover internet banda larga com baixa latência para usuários. Confira o vídeo do lançamento.

Concorrente da Starlink, OneWeb lança 34 satélites ao espaço

A empresa britânica OneWeb colocou em órbita da Terra mais 34 satélites. Concorrente da Starlink, a nova constelação pretende ofertar internet banda larga por meio de satélites em órbita baixa.

O lançamento ocorreu no último sábado, 21 de agosto, utilizando o foguete russo Soyuz-2.1b, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Este é o nono lançamento da OneWeb.

“Parabéns a todas as equipes que fizeram deste nono lançamento dedicado aos satélites OneWeb um sucesso”, disse Stéphane Israël, CEO da Arianespace, em comunicado.

Inicialmente, a decolagem estava prevista para a última quinta-feira, 19 de agosto, mas o lançamento foi abortado por um “evento não nominal”. A Arianspace foi a empresa contratada para fazer a gestão dos lançamentos. A mesma empresa colocou recentemente em órbita um satélite da Claro.

VEJA TAMBÉM:

–> SpaceX e OneWeb estão por trás de boom de avistamento de OVNIs

–> Empresa entra na Justiça para defender o direito sobre o uso da marca ‘Starlink’

–> Internet da Viasat é comparável com a banda larga fixa, diz Speedtest

Atualmente, a OneWeb conta com uma frota de 288 satélites em órbita. Cada um deles tem o tamanho de um frigobar e transmite o sinal de banda larga para usuários em terra, no mar ou no ar, com alta velocidade e baixa latência. Os satélites são construídos em uma fábrica nos Estados Unidos, a partir de uma joint venture criada entre a OneWeb e a Airbus.

A OneWeb pediu concordata em março de 2020, depois de não conseguir garantir financiamento suficiente para continuar construindo e lançando satélites. A empresa reorganizada saiu da falência no ano passado sob a propriedade da Bharti Global e do governo do Reino Unido.

A britânica pretende implantar 648 satélites durante o próximo ano, sendo que o próximo lançamento está previsto para setembro, também da plataforma de lançamento de Baikonur.

Já a concorrente Starlink, da SpaceX, já conta com uma constelação de 1.700 satélites em órbita. A ideia é chegar a 12 mil artefatos em órbita.

Com informações de Space e Spaceflight Now.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
CONTEUDO RELACIONADO

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

MAIS POPULARES