14/03/2024

Novo satélite da Claro é colocado com sucesso em órbita

Empresa já conta com uma frota de 9 artefatos no espaço. Confira o vídeo do lançamento.

Novo satélite da Claro é colocado com sucesso em órbita

A empresa Arianespace colocou em órbita com sucesso o satélite Star One D2, propriedade da Embratel (que faz parte do grupo da Claro). O lançamento ocorreu na noite da última sexta-feira, 30 de julho, por meio do foguete Ariane 5, a partir do Centro Espacial Kourou, na Guiana Francesa.

O novo artefato foi colocado na posição orbital 70° W, estando a uma altitude de 36 mil km. O D2 tem potência de 19,3 KW, pesa sete toneladas e a expectativa é que ele entre em operação a partir de outubro deste ano.

O Star One D2 vai operar em quatro bandas, sendo a Ku, para a distribuição de sinal de TV aberta e paga; a C para distribuição de sinais de televisão e transmissão de dados; a Ka para oferta de internet banda larga corporativa; e X para uso do Ministério da Defesa.

Entre os principais benefícios do novo satélite da Embratel está a digitalização das antenas parabólicas e melhorar as imagens em alta definição transmitidas pelas emissoras. Além disso, o artefato utiliza uma menor quantidade de banda, o que reduz os custos de capacidade, e permite uma maior oferta de canais.

VEJA TAMBÉM:

–> Com novo satélite, Claro se diz pronta para o 5G

–> Embratel e Nokia são contratadas para levar conectividade para ferrovias brasileiras

–> Tecnologia da Claro será utilizada para monitorar temperatura de vacinas

Atualmente, 21,5 milhões de residências brasileiras ainda recebem transmissões de TV via satélite. Segundo a Embratel, o Star One D2 possui mais transponders, estando preparado para a migração dos sinais da Banda C para a Ku, como prevê o novo edital do 5G, liberando a faixa de 3,5 GHz para a rede móvel de nova geração.

“O Star One D2 é o satélite da era digital e da TV do futuro. Em dois ou três anos, queremos estar juntos aos radiodifusores testando a terceira geração da TV digital, em 4k e interativa”, aposta Guilherme Saraiva, diretor de vendas da Embratel.

Além do D2, a Embratel possui atualmente uma frota com nove satélites em órbita, dentre eles o Star One C1, C2, C3, C4, C12, D1 e Brasilsat B2, B3 e B4. Confira abaixo, o lançamento do novo artefato.

Com informações de Embratel e Teletime.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários