18/04/2024

Embratel e Nokia são contratadas para levar conectividade para ferrovias brasileiras

Ideia é permitir que os trens passem a ser veículos cada vez mais autônomos.

Embratel e Nokia são contratadas para levar conectividade para ferrovias brasileiras

As empresas Embratel (pertencente ao grupo da Claro) e a Nokia anunciaram que vão fornecer soluções digitais e de conectividade para a Rumo, a maior operadora de ferrovias no Brasil. A ideia é oferecer maior cobertura, autonomia e comunicação entre as composições e os centros de controle.

O valor e os detalhes do negócio não foram revelados. A ideia é oferecer o serviço nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Pelo lado da Embratel, a Rumo terá acesso a serviços como data center, nuvem, sistema de gestão e monitoramento, rádio, além da conexão 4G. A empresa deverá oferecer conexões seguras via satélite, LTE, Wi-Fi e P2P no interior do veículo, alternando automaticamente entre aquelas que estão disponíveis durante o percurso.

“A Embratel fornece ao cliente conexão segura e estável para otimizar as operações. O pacote de soluções contratado irá transformar as comunicações das composições da Rumo em nível nacional, com gerenciamento e monitoramento realizados 24 horas por dia, sete dias por semana pelo time especializado da Embratel”, afirma Marcello Miguel, diretor executivo de marketing e negócios da Embratel.

VEJA TAMBÉM:

–> Claro fecha nova parceria para o desenvolvimento de soluções 5G para o campo

–> Embratel fecha contrato com seguradora Pamcary

–> Claro Monitor: Embratel lança nova solução para fazer gestão de celulares

Já a Nokia vai fornecer os dispositivos para garantir a conectividade, como roteadores para agregar serviços a bordo dos trens. Os equipamentos serão resistentes a condições específicas das composições, como altas temperaturas ou excesso de vibração.

“Reunimos, no projeto para a Rumo, nossas mais avançadas tecnologias para auxiliar a companhia a otimizar suas operações, tornando-as mais seguras, estáveis, produtivas e exemplares para a era da Indústria 4.0 no país’, comenta Ailton Santos, diretor da Nokia para o Brasil.

O projeto também envolve oferecer conectividade banda larga 4G em um trecho de sombra satelital e que não possui cobertura móvel, em uma área de 45 km de extensão na Serra do Mar, no estado de São Paulo.

A ideia é que os trens passem a se tornar cada vez mais autônomos para a tomada de decisões.

“O uso de soluções da Embratel e da Nokia nos propiciam um avanço importante. Estamos em busca de constante evolução e acreditamos que esse projeto irá levar nossas operações a um novo patamar, tornando-as mais seguras e agregando cada vez mais qualidade para todas as frentes envolvidas”, analisa Roberto Rubio Potzmann, diretor de tecnologia da Rumo.

Com informações de Assessoria de Imprensa Embratel.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários