InícioDefesa do Consumidor‘Não Me Perturbe’ já conta com 8 milhões de números cadastrados

‘Não Me Perturbe’ já conta com 8 milhões de números cadastrados

Plataforma foi lançada para que consumidor possa bloquear chamadas de telemarketing das operadoras de telecom.

‘Não Me Perturbe’ já conta com 8 milhões de números cadastrados

Lançado em julho de 2019, a plataforma “Não ME Perturbe” já contabiliza 8,1 milhões de números de telefones cadastrados.

A informação é da Conexis Brasil Digital, entidade que congrega operadoras de telecom e de conectividade.

Com a plataforma, os consumidores podem cadastrar números de telefones fixos e celulares para não receber chamadas de telemarketing de operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura.

Participam da iniciativa as empresas Algar Telecom, Claro, Vivo, TIM, Sercomtel, SKY e Oi.

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A plataforma faz parte do projeto de autorregulação das operadoras, com o objetivo de melhorar a relação com os consumidores.

Mais recentemente, os bancos também passaram a integrar a plataforma.

O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site do Não Me Perturbe.

Entre os 8,1 milhões de cadastros, a maior parte são do estado de São Paulo, com 4,0 milhões de números (entre fixos e móveis).

Vale lembrar que São Paulo é o que concentra a maior base de clientes de telecom do país.

Em seguida aparece Minas Gerais (724 mil números cadastrados), Paraná (707 mil) e Rio de Janeiro (501 mil).

“A Não me Perturbe se tornou uma plataforma bastante efetiva para controlar e reduzir o número de ligações indesejáveis. Em 2019, 48% das chamadas de telemarketing eram feitas pelas operadoras e em 2020, depois da implantação da plataforma, esse percentual caiu para 6%”, comentou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, citando dados do aplicativo Truecaller.

De acordo com a Conexis Brasil Digital, a plataforma deverá passar por um aprimoramento, o que inclui um controle maior para reduzir ainda mais as chamadas.

Além disso, haverá identificação, notificação e penalidades para as empresas que não respeitarem os consumidores cadastrados na plataforma.

Além da Não Me Perturbe, os usuários podem cadastrar os números de telefones em plataformas lançadas por alguns Procons estaduais, o que expande o bloqueio de chamadas de telemarketing para empresas de outros setores.

Com informações de Conexis Brasil Digital.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
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