19/04/2024

Bolsonaro participa de inauguração de ponto de Wi-Fi em zona rural do Piauí

Iniciativa faz parte do programa que busca disponibilizar acesso gratuito à internet em regiões remotas do país.

Bolsonaro participa de inauguração de ponto de Wi-Fi em zona rural do Piauí
Imagem: Isac Nóbrega/PR

Nesta quinta-feira, 20 de maio, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) participou presencialmente da inauguração de um ponto de acesso gratuito à internet no município de Santa Filomena.

A iniciativa faz parte do programa Wi-Fi Brasil, que busca oferecer acesso à internet gratuito em banda larga por satélite e via terrestre para regiões que têm pouca ou nenhuma conexão.

A infraestrutura será implantada em uma escola municipal do distrito de Sete Lagoas, localizado na zona rural, a 70 km de distância de Santa Filomena.

A banda larga via satélite oferecida é de até 20 Mbps.

VEJA TAMBÉM:

–> IBGE: Internet está presente em 83% dos domicílios brasileiros

–> Mil municípios vão receber pontos de internet grátis

–> Edital do 5G prevê levar a rede de nova geração para 48 mil escolas

Com o ponto de acesso, 40 famílias terão acesso à conectividade, o que inclui cerca de 200 pessoas.

Somente no estado do Piauí já foram instalados 438 pontos de conexão do programa Wi-Fi Brasil, beneficiando 383 escolas, 17 unidades de saúde, 8 assentamentos e 8 telecentros.

Segundo o último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 67,3% dos domicílios do Piauí têm acesso à internet de forma regular.

Presente no evento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

“A população vai ter internet de graça porque é inclusão social, possibilita ganhar uma renda, estudar e trabalhar”, afirmou o ministro Fábio Faria.

Em todo o Brasil, o Wi-Fi Brasil já conectou mais de 12,5 mil escolas.

Nesta semana, o Ministério das Comunicações também aprovou a emissão de R$ 152,8 milhões em debêntures pela empresa SPE Piauí Conectado, concessionária responsável por levar uma rede de fibra em 100% do estado piauiense.

Com informações de Ministério das Comunicações.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários