16/04/2024

TIM seleciona Ceragon para a realização de testes de 5G Open RAN

Trabalho está sendo realizado para avaliar o desempenho da tecnologia em condições semelhantes à de uma rede comercial.

Logotipo do 5G aparecendo como um sol nascente no espaço.
Imagem ilustrativa.

A provedora global de solução de transportes sem fio, Ceragon Networks, foi escolhida pela TIM Brasil para participar dos testes de provedores para 5G Open RAN.

O trabalho vem sendo realizado pela operadora juntamente com o Telecom Infra Project (TIP) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Os teste, em área aberta, acontecem no campus da Inatel, na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), e contam com fornecedores de software e hardware, operadores, operadores, membros da universidade e dos grupos de trabalho TIP.

O objetivo desses testes, que são lideradas pelo TIP, é de avaliar o uso de diferentes combinações de componentes Open RAN de diversos fornecedores e testar seus desempenhos em condições parecidas com as de uma rede comercial.

Para a Ceragon, a escolha da TIM mostra que o reconhecimento da atuação da empresa, que desenha de soluções e tecnologia de transporte Open RAN Network. Além disso, ainda pode marcar o envolvimento da empresa em futuras implantações de rede no Brasil.

VIU ISSO?

–> TIM está convidando clientes para testar 5G

–> Vivo fecha parceria com a Ceragon para expandir rede LTE

–> Dona da TIM adere à iniciativa de criação de tecnologia Open RAN

Em relação aos testes, a TIM tem o objetivo de utilizar a solução de onda milimétrica IP-50E de nova geração da Ceragon, que é totalmente externa, com capacidade de fornecer, atualmente, até 20 Gbps.

Segundo o chefe de Arquitetura e Tecnologia de Inovação da TIM Brasil, Silmar Palmeira, esse trabalho deve estreitar ainda mais os lanços entre a operadora e a Ceragon.

“Temos a satisfação de ter parceiros que compartilham uma visão de futuro conosco, dando mais visibilidade e importância às iniciativas de ecossistema aberto. Acreditamos que o projeto traz iniciativas de desenvolvimento para a academia, empresas e fabricantes, impulsionando a indústria de software”, disse.

Já o presidente e CEO da Ceragon Networks, Ira Palti, disse que a empresa está feliz por estar entre os poucos fornecedores escolhidos pela TIM para participar dos próximos testes da operadora.

“Nossas soluções IP-50 foram projetadas para ser a melhor oferta de sua classe, nativa em cloud, para cada um dos domínios de transporte de rede da TIM Brasil – e certamente os resultados do teste refletirão exatamente isso”, afirma.

Palti acrescenta que a provedora está empenhada em contribuir com a TIM para a implantação da mais flexível e econômica rede 5G para oferecer uma melhor experiência aos usuários.

Com informações de Assessoria de Imprensa.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários