20/04/2024

Fábio Faria eleva o tom e ameaça operadoras

Empresas fazem pressão contra nova portaria que exige a implantação de uma rede móvel privada para o governo federal.

Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Antes de embarcar para uma viagem de 10 dias a cinco países, o ministro das Comunicações Fábio Faria afirmou que estaria disposto a aumentar o preço das licenças de faixas do 5G e tornar o leilão arrecadatório.

A fala foi um recado às operadoras, que fazem pressão contra uma nova portaria do Ministério das Comunicações (MCom), publicada na última semana, que determina uma série de diretrizes e obrigações para a implantação do 5G no Brasil.

A atual proposta prevê que as operadoras terão que fazer investimentos obrigatórios em implantações de infraestrutura de telecomunicações, em vez de pagar ao governo pela compra de frequências do 5G.

O modelo vai contra a opinião do ministro da Economia, Paulo Guedes, que defende um leilão arrecadatório, para melhorar o caixa da União.

VIU ISSO?

–> Governo não pretende alterar portaria que cria obrigações para o 5G

–> Operadoras apoiam adiamento da votação do edital do 5G

–> Comitiva do Ministério das Comunicações visitará fábrica da Huawei

Entre as contrapartidas exigidas está a criação de uma rede móvel privativa para o Governo Federal, sendo operada pela Telebras.

Por sua vez, as teles dizem que não é possível construir essa infraestrutura, pois não conseguiriam explicar aos acionistas porque estão destinando recursos para uma rede que será operada por um concorrente público.

Além disso, as operadoras afirmam que será difícil assumir compromissos, sem saber exatamente o que precisarão construir, a cobertura que será ofertada ou equipamentos que deverão operar.

Com informações de Política Live e O Globo.

9 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários