19/05/2024

5G: Algar Telecom alcança os 6 Gbps em teste na faixa de 26 GHz

Em parceria com a Huawei, a empresa de telecomunicações realizou os experimentos com o espectro que ainda não está em uso no mercado.

A Algar Telecom, empresa de TI e telecomunicações do grupo Algar, em parceria com a Huawei, testou pela primeira vez o uso da faixa 26 GHz em sua rede 5G. Os experimentos ultrapassaram os 6 Gbps de transferência. Atualmente, as taxas chegam a até 1Gbps.

Em 2022, a empresa foi a primeira a lançar o serviço na frequência de 2,3 GHz nas cidades de Franca (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG), e hoje opera também em 3,5 GHz. Atualmente, está presente em 33 cidades e 131 sites nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

A frequência em teste foi obtida pela Algar Telecom no leilão de 5G e está disponível para sua área original de atuação. A oferta de serviços na faixa de 26 GHz ainda não estão disponíveis no mercado, pois dependem de variáveis técnicas, de regulamentação e de equipamentos compatíveis para a utilização pelo usuário final, tanto para consumidores do varejo quanto do segmento empresarial.

Leovaldo Martins de Araújo, diretor de Engenharia e Operações da Algar Telecom, conta que a tecnologia nessa frequência “leva a considerar realmente um novo momento para a vida das pessoas e para os negócios”.

“A capacidade de transmissão de dados promove aplicações ainda distantes do que já sabemos ser possível realizar em mercados como os da telemedicina ou dos jogos online”, afirma Araújo.

A Algar Telecom está presente no mercado de telefonia móvel há mais de 30 anos, e hoje possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C).

A empresa oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas. Com sua rede de 132 mil km de fibra óptica, atende mais de 72 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Recentemente, lançou um plano de banda larga fixa redirecionado para o público gamer: o Internet Gamer, que fornece velocidade de 1 Gbps por R$ 169,80.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários