Bolsonaro deve liberar atuação da Huawei no Brasil

Segundo jornal, impasse parece estar próximo de um fim; discurso ideológico contra a empresa será frustrado na prática.

Flickr Palácio do Planalto
Imagem: Flickr Palácio do Planalto

Ao que tudo indica, a Huawei vai ganhar “passe livre” para fornecer equipamentos na implementação da conectividade 5G do Brasil.

É uma decisão que cabe ao presidente Jair Bolsonaro, mas fontes próximas afirmam que o presidente vai ceder devido a pressão sofrida nesse cenário.

Afinal, o banimento da chinesa implicaria um custo bilionário para o setor de telecomunicações, que seria obrigado a trocar equipamentos das tecnologias 3G/4G.

De acordo com um auxiliar do presidente, o discurso ideológico contra a chinesa deve ser frustrado na prática, assim como a campanha contra a vacina Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac.

VIU ISSO?

–> Aeroportos começam a ganhar redes 5G

–> Deputados se unem para impedir veto da Huawei no 5G

–> Brasil não assina iniciativa dos EUA que prevê banimento da Huawei

Com idas e vindas, além da resistência do próprio presidente, o imunizante foi incluído no programa nacional do Ministério da Saúde, recentemente.

A polêmica teve início com a acusação dos Estados Unidos de que a Huawei era usada para espionagem por parte do Partido Comunista Chinês.

Já a empresa sempre negou e alega que nunca teve problema de violão de dados nos países em que atua.

Apenas as operadoras de telefonia móvel, como Claro, Vivo, Oi, TIM e outras, poderão participar do leilão de frequências, esperado para o meio do ano.

A chinesa Huawei entrará na parte de infraestrutura, junto com a Nokia e Ericsson.

Com informações de Estadão

About Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários