20/04/2024

Deputados se unem para impedir veto da Huawei no 5G

Veja como o Congresso planeja impedir o presidente Jair Bolsonaro de tomar uma decisão desfavorável para a fabricante chinesa.

Ilustração Pixabay
Imagem: Pixabay

Chegou a vez da Câmara dos Deputados entrar na pauta do 5G e tentar impedir o presidente Jair Bolsonaro e vetar a chinesa Huawei.

Para isso, os parlamentares estudam algumas iniciativas, uma delas é ouvir representantes da empresa chinesa, concorrentes como Nokia, Ericsson e outras, assim como operadoras e representantes do governo.

Outra estratégia será propor uma alteração na Lei Geral de Telecomunicações, a fim de estabelecer que os leilões não determinem a exclusão dos atuais fornecedores.

O que já pode ser uma solução para as operadoras de telefonia, que temem uma substituição dos equipamentos da Huawei no 3G/4G, iniciativa que deve gerar um alto custo.

VIU ISSO?

–> Brasil não assina iniciativa dos EUA que prevê banimento da Huawei

–> Solução promete driblar interferência do 5G na TV parabólica

–> Empresa americana inicia testes com 5G espacial

Uma outra alteração pode garantir que a legislação não impeça que a infraestrutura do 4G seja aproveitada no futuro 5G.

Há também uma alternativa, considerada de risco e complexidade, que é submeter o leilão a aprovação do Congresso Nacional.

Os requisitos de Open RAN também podem ser exigidos para o leilão, para fazer com que os equipamentos de diferentes fabricantes conversem entre si e facilitem a comunicação.

No mais, o 5G continua como uma pauta delicada nas mãos do Governo Federal, com muito a ser resolvido antes de vender as frequências.

Com informações de O Globo

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários