18/04/2024

Chile aprova obrigatoriedade de rádio FM em celulares

Congresso brasileiro também discute o desbloqueio da funcionalidade em smartphones.

O Congresso Nacional do Chile aprovou recentemente uma nova lei que obriga fabricantes, operadoras e comerciantes a vender smartphones com chips habilitados e ativos para sintonizar emissoras de rádio FM.

A iniciativa busca evitar que os usuários sejam obrigados a utilizar os seus pacotes de dados para ouvir o rádio.

De acordo com a nova legislação, as fabricantes deverão indicar quais aparelhos possuem o chip FM e quais não possuem.

Além disso, as operadoras chilenas deverão oferecer benefícios para a troca de aparelhos atuais de seus clientes por um compatível com o FM.

No Brasil, um projeto similar está tramitando na Câmara dos Deputados.

O projeto de Lei nº 8438/17 também propõe a obrigatoriedade de inserção do chip FM nos celulares fabricados e comercializados no Brasil.

Segundo a proposta, autoria do deputado Sandro Alex (PSD/PR), praticamente todos os celulares fabricados já possuem receptores de transmissões FM, mas apenas 34% dos aparelhos possuem a função realmente ativada.

VIU ISSO?

–> Proposta de Lei pode encarecer serviços de streaming

–> Câmara discute conversão de multas de teles em investimentos

–> Deputados cobram o fim da interferência política sobre o 5G

Em setembro passado, durante almoço realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, garantiu que pretende assegurar o chip FM desbloqueado em smartphones o mais rápido possível.

“Nada mais justo que a gente possa dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G”, destacou Faria.

A Abert é uma das entidades que defendem o projeto na Câmara, promovendo a campanha “Smart é ter rádio FM de graça”, que vem sendo veiculada em emissoras de rádio e redes sociais.

Com informações de Abert.

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários