15/03/2024

Embratel desenvolve aplicativo para votação online

Primeiro teste ocorreu durante o primeiro turno das eleições municipais deste domingo. Confira o vídeo.

Neste último domingo, 15, durante o primeiro turno das eleições municipais de 2020, a Embratel (controlada pela Claro) fez o primeiro teste de um sistema de votação online.

O aplicativo de votação foi desenvolvido pela própria Embratel. A empresa foi uma das selecionadas por meio de edital de chamamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apresentar propostas de novas soluções tecnológicas, como parte do “Projeto Eleições do Futuro”.

O teste foi realizado em Curitiba/PR, com eleitores participando de uma eleição simulada, votando em candidatos hipotéticos.

De acordo com a Embratel, a tecnologia foi capaz de identificar o eleitor, por meio de um número de título fictício. Durante o experimento, o sistema contabilizou o voto e garantiu a segurança da informação utilizando criptografia.

Os resultados do teste serão apresentados ao TSE. A ideia é que a solução permita eleições mais disruptivas e econômicas.

“A Embratel acredita na importância de levar cada vez mais inovações e segurança às eleições. O Brasil possui um sistema muito seguro e reconhecido mundialmente. A iniciativa do TSE de buscar uma proposta ainda mais moderna comprova a intenção do País de se manter na vanguarda da inovação”, afirma Maria Teresa Lima, diretora executiva da Embratel para Governo.

VIU ISSO?

–> Embratel lança nova campanha publicitária para empresas

–> Embratel inaugura nova central de atendimento focada na IoT

–> Embratel mira no mercado de Internet das Coisas

O “Projeto Eleições do Futuro” é uma iniciativa do governo para realizar estudos e avaliações de tecnologias inovadoras para as futuras eleições brasileiras.

Abaixo você confere vídeo do teste do aplicativo de votação online realizado pela Embratel.

Com informações de Assessoria de Imprensa Embratel.

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários