Embratel desenvolve aplicativo para votação online

Primeiro teste ocorreu durante o primeiro turno das eleições municipais deste domingo. Confira o vídeo.

Neste último domingo, 15, durante o primeiro turno das eleições municipais de 2020, a Embratel (controlada pela Claro) fez o primeiro teste de um sistema de votação online.

O aplicativo de votação foi desenvolvido pela própria Embratel. A empresa foi uma das selecionadas por meio de edital de chamamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apresentar propostas de novas soluções tecnológicas, como parte do “Projeto Eleições do Futuro”.


O teste foi realizado em Curitiba/PR, com eleitores participando de uma eleição simulada, votando em candidatos hipotéticos.

De acordo com a Embratel, a tecnologia foi capaz de identificar o eleitor, por meio de um número de título fictício. Durante o experimento, o sistema contabilizou o voto e garantiu a segurança da informação utilizando criptografia.

Os resultados do teste serão apresentados ao TSE. A ideia é que a solução permita eleições mais disruptivas e econômicas.

“A Embratel acredita na importância de levar cada vez mais inovações e segurança às eleições. O Brasil possui um sistema muito seguro e reconhecido mundialmente. A iniciativa do TSE de buscar uma proposta ainda mais moderna comprova a intenção do País de se manter na vanguarda da inovação”, afirma Maria Teresa Lima, diretora executiva da Embratel para Governo.

VIU ISSO?

–> Embratel lança nova campanha publicitária para empresas

–> Embratel inaugura nova central de atendimento focada na IoT

–> Embratel mira no mercado de Internet das Coisas

O “Projeto Eleições do Futuro” é uma iniciativa do governo para realizar estudos e avaliações de tecnologias inovadoras para as futuras eleições brasileiras.

Abaixo você confere vídeo do teste do aplicativo de votação online realizado pela Embratel.

Com informações de Assessoria de Imprensa Embratel.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários