5G será fator decisivo na relação entre China e Brasil

Impedir a participação da Huawei no leilão pode romper os laços comerciais com a China? Entenda.

Jair Bolsonaro (Flickr Palácio do Planalto)
Imagem: Jair Bolsonaro (Flickr Palácio do Planalto)

Como já era esperado, a decisão final sobre o 5G será o fator decisivo para a relação entre Brasil e China. Atualmente, os representantes do Governo Federal ponderam se devem ou não ceder à pressão realizada pelas autoridades americanas.

Os EUA querem impedir a participação da Huawei no leilão do 5G brasileiro. Nessa questão, continua o temor de que a empresa promova uma espécie de espionagem para o governo chinês.

Entretanto, o dilema se instaura pelo fato de a China ter se tornado a principal parceira comercial do Brasil, há uma década.

A relação entre as duas nações já esteve até mesmo comprometida graças às críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro em sua campanha para presidente, em 2018. No entanto, um encontro com o Xi Jinping, líder chinês, amenizou a situação.

Mas, a China não diz exatamente que a relação ficará comprometida, caso seja boicotada do leilão 5G.

Li Jinzhang, embaixador da China no Brasil, afirmou que a questão não é vencer ou não uma licitação. O que está em jogo é a capacidade do Brasil em criar regras de mercado e um ambiente com imparcialidade e sem discriminação.

VIU ISSO?

–> Oi escolhe cidade para ativar rede 5G; conheça

–> Laboratório de pesquisa 5G da Huawei pega fogo na China

–> Samsung Galaxy Note20 terá suporte para 5G DSS da Vivo

Para Jinzhang, o processo do 5G será fundamental para as empresas avaliarem a maturidade da maior economia da América Latina, especialmente as da China.

O diplomata se mostrou otimista e acredita em uma decisão racional por parte do Governo Federal.

Outro que pondera sobre o tema é Fábio Faria, ministro das Comunicações. Na visão dele, é preciso separar as áreas para que o país não tenha prejuízos, por causa da forte parceria comercial.

Com informações de Valor Econômico

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários