13/04/2024

Novo acordo evita bloqueio do TikTok nos EUA

Parceria entre empresas americanas e chinesas foi aprovada por Donald Trump.

Neste fim de semana, o presidente Donald Trump, anunciou que aprovou um acordo entre a empresa chinesa ByteDance e as americanas Oracle e Walmart, permitindo que o popular aplicativo chinês continue a ser utilizado por usuários dos Estados Unidos.

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, na última sexta-feira, 18, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos determinou que o TikTok fosse bloqueado no país, por conta das preocupações quanto a potenciais ameaças para a segurança nacional do país.

No entanto, a ByteDance acabou fechando uma parceria com a Oracle e a Walmart. A ideia é que as três empresas criem um novo negócio batizado de “TikTok Global”.

A ByteDance continuará controlando 80% das operações, incluindo os algoritmos do TikTok.

Por outro lado, a Oracle terá uma participação minoritária de 12,5% do negócio e será a fornecedora de nuvem segura do aplicativo, onde serão armazenados os dados dos usuários.

Já a Walmart, com a compra de 7,5% das ações, usará a sua tecnologia de comércio eletrônico e publicidade no TikTok.

VIU ISSO?

–> Telecine faz sua estreia no TikTok

–> Vivo Easy ganha ação no TikTok

–> Quase 1 milhão de clientes da TIM com mais de 60 anos usa o TikTok

No entanto, a questão ainda não está totalmente resolvida.

Trump afirmou que a “TikTok Global” deverá contribuir com 5 bilhões de dólares em impostos para os Estados Unidos. Já a ByteDance afirma que esse total é só uma estimativa e que ele só será pago se o negócio realmente vingar.

Outra questão é que a Oracle poderá fazer checagens de segurança no aplicativo, porém, o código fonte do TikTok só será disponibilizado de forma limitada para a empresa americana.

Outro aplicativo chinês que teve o seu bloqueio anunciado foi o WeChat. Porém, a proibição foi suspensa por um juiz de um tribunal de São Francisco que argumentou que o bloqueio minava os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos americanos.

Ele sugere que o bloqueio nacional não é a melhor prática para evitar a espionagem e que a proibição só deveria se limitar a celulares governamentais.

Com informações de CNBC e TechCrunch.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários