Anatel prorroga uso da frequência de 850 MHz até 2028

Operadoras interessadas em continuar usando as bandas A e B deverão cumprir compromissos de expansão da cobertura móvel.

Nesta terça-feira, 29, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu que as operadoras que possuam frequências nas subfaixas A e B poderão prorrogar suas autorizações de uso, em caráter primário, até 29 de novembro de 2028.

A renovação sucessiva de espectro passou a ser prevista no novo marco legal das telecomunicações, sancionado em outubro no ano passado.


Popularmente conhecida como faixa de 850 MHz, as bandas A e B vão de 806 a 902 MHz, e são utilizadas na telefonia móvel.

O cálculo do valor a ser pago pelas empresas de telefonia para essa prorrogação será feito pelas superintendências de Planejamento e Regulamentação (SPR), de Competição (SCP) e de Outorgas e Recursos à Prestação (SOR), da Anatel.

Cerca de 90% do valor final deverá ser investido pelas operadoras na expansão da cobertura do 4G ou 5G em municípios não sede que elas ainda não tenham o serviço, em localidades que tenham apenas a conexão 2G ou 3G, além de ofertar conectividade em estradas federais.

Os outros 10% serão destinados aos cofres do Tesouro Nacional.

As operadoras com outorgas vencendo entre 2021 e 2024 deverão manifestar interesse nas prorrogações das subfaixas à SOR.

VIU ISSO?

–> Claro deve ser obrigada a desenvolver 4G no Norte e Nordeste

–> TIM divulga lista de municípios que receberão 4G pela primeira vez

–> Câmara discute conversão de multas de teles em investimentos

“O acesso à banda larga é essencial. A conectividade viabiliza ganhos de produtividade econômica e, por consequência, a geração de riqueza e é indispensável para plena realização da cidadania na sociedade da informação. É dever deste órgão regulador, administrador do espectro radioelétrico, dispender todos esforços a seu alcance para possibilitar a entrega dos benefícios econômicos, sociais e ambientais do uso racional, eficiente e responsável desse bem público limitado”, afirmou o presidente da Anatel, Leonardo de Morais.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Vando Araujo

Anatel deveria cobrar das operados uma cobertura total onde as mesmas atuam. Na maioria das cidades a cobertura é parcial.

Cidade - UF
LAGARTO-SE