25/04/2024

5G da Huawei no Brasil pode atrapalhar parceria com os Estados Unidos

Alerta foi feito pelo vice-secretário assistente de Estado dos EUA.

Prédio da Huawei
Imagem: Brücke-Osteuropa / Divulgação Wikipedia

A guerra comercial entre China e Estados Unidos está longe de ter um fim. A fabricante de eletrônicos Huawei, mais uma vez, se tornou um alvo da disputa e o Brasil pode começar a ver as consequências disso na adoção do 5G.

Se as empresas chinesas forem incluídas no implante da rede de quinta geração, os Estados Unidos podem repensar o compartilhamento de dados que mantém com o país. O alerta foi feito por Robert L. Strayer, vice-secretário assistente de Estado dos EUA para comunicações internacionais e cibernéticas.

Na visão dele, todas as companhias da China são obrigadas, por uma lei nacional de segurança, a seguir determinações do Partido Comunista. Por isso, elas não seriam confiáveis para fornecimento de tecnologia e segurança de dados.

Robert explica que a inexistência de um judiciário independente, que possa ser acionado pelas empresas, é a grande diferença entre democracias como Brasil, China e Estados Unidos.

O executivo tem feito viagens pelo mundo inteiro para alertar os países sobre isso.

VIU ISSO?
Brasil recebe alerta dos EUA sobre vulnerabilidade da Huawei
Briga da Huawei com os EUA não preocupa a TIM
China e Canadá trocam farpas devido ao 5G da Huawei

A Huawei se destaca como a principal fornecedora de equipamentos na adoção do 5G pelo mundo inteiro. A gigante chinesa já esteve presente no teste das operadoras brasileiras e promete ser a principal prestadora para a chegada da nova conexão no país. A companhia nega que seus dispositivos sejam uma ameaça à segurança.

O vice-secretário destaca também o longo histórico de corrupções e roubo de propriedade intelectual da empresa, assim como da ZTE.

Entretanto, analistas de mercado desconfiam que toda essa campanha de difamação contra as chinesas é apenas uma estratégia para liderar na corrida pela adoção do 5G. Os americanos foram os primeiros com o fornecimento do 4G e isso alavancou a economia do país.

A Huawei possui o diferencial de oferecer uma tecnologia melhor e mais barata para a conectividade de quinta geração. Mas será que o Brasil está disposto a comprometer sua relação com os Estados Unidos? O futuro dirá.

Com informações da Folha de S. Paulo e Valor Econômico.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários