26/04/2024

Fábio Faria estuda mudanças no comando da EBC

Empresa estatal de comunicação corre o risco de ser privatizada por Bolsonaro.

Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Fábio Faria, ministro das Comunicações, pretende trocar até o final deste ano o presidente e diretores da Empresa Brasil Comunicação (EBC).

A mudança tem o objetivo de melhorar o desempenho da empresa estatal.

Atualmente, a diretoria executiva é composta por três militares, com o general do Exército Luiz Carlos Pereira Gomes, no cargo de presidente; o coronel Roni Baksys Pinto, como diretor-geral; e o coronel Márcio Kazuaki, na função de diretor de comunicação.

Cargos de chefia da Agência Brasil e da TV Brasil, pertencentes à EBC, também devem passar por mudanças.

Um nome escolhido para a presidência da EBC é o de José Emílio Ambrósio, ex-diretor da Band, com passagens na Globo e RedeTV. O anúncio oficial ainda aguarda a análise da Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ).

Além da troca de cadeiras, o ministro das Comunicações também espera contratar uma consultoria para implementar um plano de redução de custos, diminuindo a folha de pagamentos, reduzindo cargos comissionados e vendendo estrutura física.

VIU ISSO?

–> Fábio Faria é empossado no recriado Ministério das Comunicações

–> Emissora EBC começará a receber contribuição das operadoras

–> Possível privatização impulsiona ações da Telebras

Em maio deste ano, a EBC foi incluída no programa de privatizações do Governo Federal. Já em junho, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que a empresa seria vendida para a iniciativa privada assim que for possível.

Apesar da fala do presidente, Fábio diz que dificilmente a privatização ocorrerá no curto prazo.

A EBC é formada por um canal de TV, sete emissoras de rádio, uma agência e uma radioagência de notícias. Ela tem mais de 1,8 mil funcionários e, em 2019, teve uma despesa total de R$ 549 milhões (déficit de R$ 87 milhões em relação à sua receita).

Com informações de Folha de São Paulo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários