19/04/2024

Dona da TIM fecha acordo bilionário com empresa americana

Negócio é visto como o primeiro passo para a implantação de uma rede de banda larga única e nacional na Itália.

Nesta segunda-feira, 31, o conselho de administração da Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, aprovou a venda de uma participação minoritária de sua nova subsidiária, chamada de FiberCop, para o grupo americano KKR Infrastructure.

No acordo, a KKR adquiriu uma participação de 37,5% da FiberCop, por um valor 1,8 bilhão de euros (R$ 11,80 bilhões na cotação atual).

A operação ainda precisa da autorização das autoridades, devendo ocorrer apenas no primeiro trimestre de 2021.

A Telecom Italia também anunciou que assinou um memorando de entendimento para uma parceria estratégica com a Tiscali, outra operadora italiana.

A FiberCop será proprietária da rede de última milha da Telecom Italia, que vai das ruas às residências dos usuários.

Além da KKR, a Fastweb, operadora italiana de internet banda larga, também terá uma participação de 4,5% na nova empresa, após uma joint venture entre a Telecom Italia e a Fastweb, batizada de FlashFiber, ser incorporada à FiberCop.

Segundo a Telecom Italia, o acordo com a KKR Infrastructure é o primeiro passo para a criação da AccessCo, uma empresa de rede de fibra óptica única e nacional.

VIU ISSO?

–> Dona da TIM anuncia nova CEO

–> Dona da TIM fecha acordo bilionário

–> TIM Itália é multada em 116 milhões de euros

Há alguns meses o governo italiano tem proposto uma única rede de banda larga ultrarrápida para todo o país, inicialmente tendo a Telecom Italia como proprietária majoritária, mas concedendo acesso igual a todas as operadoras do mercado.

A ideia é fazer o upgrade da rede para a fibra óptica e reduzir a exclusão digital no país.

Porém, o projeto ainda depende de um acordo entre a Telecom Italia e a sua rival Open Fiber. Ambas apresentam divergências em questões de governança e regulamentação.

Aprovado em 27 de agosto passado, o governo da Itália pretende apresentar nesta semana uma proposta para resolver meses de disputas pelo controle da futura rede nacional, reduzindo o controle da Telecom Italia sobre a rede, mas mantendo a sua participação majoritária.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telecom Italia, Money Times e Financial Times.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários