26/04/2024

Carnaval conectado: Telecall fornecerá conexão na Sapucaí para Globo e TIM

Para isso estão sendo instalados 24 pontos de acesso de alto desempenho. É esperado que cerca de 3.500 aparelhos estejam conectados por dia.

O Carnaval 2023 do Rio de Janeiro, que terá a tradicional transmissão realizada pela Rede Globo, contará com conectividade via wifi e fibra óptica. Acontece que a operadora regional Telecall será a empresa responsável em disponibilizar a rede para emissora, além de fornecer a infraestrutura de fibra para conectividade do 5G da TIM na Sapucaí.

A empresa fornecerá conexão wifi nos Camarotes Nosso, da Carol Sampaio, e Global. Mas também via oferece conectividade no Meeting Point do Cassino Atlântico, ao lado do Fairmont, e da produção na Sapucaí. A expectativa é que passem 3 mil pessoas por dia no camarote.

Para isso estão sendo instalados 24 pontos de acesso de alto desempenho, sendo que no camarote Global, a conexão poderá ser usada tanto pela produção quanto pelos clientes, o que deve resultar em 300 pessoas por dia. No geral, é esperado que cerca de 3.500 aparelhos estejam conectados por dia na Sapucaí.

A Telecall, além de fornecedora de infraestrutura para redes WiFi e móveis no varejo e para outras operadoras, também é agregadora de operadoras virtuais (MVNOs), atualmente no segmento por meio da infraestrutura móvel da Vivo. Além disso, fornece fibra apagada para o Facebook no Brasil, para quem construiu um anel óptico subterrâneo de 114 km do Rio de Janeiro, cujo contrato só termina em 2038.

A expectativa é que, além da Telecall e da TIM, outras empresas também disponibilizem conectividade para o Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo este ano.

Conexão 5G no Carnaval

No Carnaval de 2022, a Rede Globo testou a transmissão dos desfiles por meio 5G em parceria com a Claro e usando a tecnologia da Ericsson. Na transmissão, os cinegrafistas usaram uma “mochilink” que transmitiu até 2,5 Gbps de dados na central de imagem da emissora. A tecnologia foi ativada em espectro de onda milimetradas, de 26 GHz, da Ericsson.

Embora não haja detalhes sobre o assunto, de acordo com o blog de Anselmo Gois, d’O Globo, a TIM fechou parceria com a LIESA e o próximo carnaval será o primeiro com a Marquês de Sapucaí conectada ao 5G. No acordo, serão instaladas antenas ao longo da avenida.

FonteO Globo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários