Dezenas de grandes sites estão indisponíveis na web

Problema começou por volta das 15h30 e afeta uma parte considerável dos usuários de internet.

Uma grande parte dos internautas relata enfrentar dificuldades para acessar grandes sites da rede mundial de computadores. De acordo com o Downdetector, sites como Google, Mercado Livre, UOL, Banco Inter, Nubank, Santander, Itaú, OLX, iFood e Submarino estão entre os afetados.

Todos as páginas na internet das empresas de telefonia brasileiras também estão fora do ar para parte da população. O site Minha Operadora também não abre nos dispositivos de algumas pessoas.


Ainda não se sabe a causa do problema, mas aparentemente trata-se de uma falha no Sistema de Nomes de Domínio (DNS) de algumas hospedagens ou servidores importantes, que prestam serviço para vários sites e portais. São nomes como Amazon Web Services (AWS), Cloudflare, Google Cloud, Locaweb e Hostgator.

Quando um servidor DNS está fora do ar, os dispositivos não conseguem ter acesso ao IP correspondente ao endereço dos sites requisitados, apresentando o erro “Talvez o servidor DNS esteja indisponível”.

No caso do Google, por exemplo, alguns usuários conseguem acessar o buscador trocando o DNS para 1.1.1.1, ao invés do padrão 8.8.8.8. Outros, no entanto, não obtêm sucesso.

O problema afeta sites com domínios brasileiros e ocorre tanto na internet fixa quanto na móvel.

VIU ISSO?

–> Domínio “.br” completa 30 anos

–> Veja como deixar o roteador da sua casa mais seguro

–> Falha de segurança em roteadores D-Link levava a falso site do BB

O Minha Operadora entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Google Brasil, mas até o momento não tivemos um retorno. A matéria será atualizada caso seja emitido um posicionamento da empresa sobre a falha.

[ATUALIZAÇÃO – 03/08/2020 18h20]:

De acordo com Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a falha nos servidores DNS estava normalizada por volta das 17h00 (horário de Brasília).

Em uma lista de e-mails pública, ele afirmou que o problema teve origem quando “uma chave antiga foi utilizada indevidamente para a assinatura das zonas de segundo nível do .br.”

Segundo o site DownDetector, o acesso aos principais sites começou a ser normalizado gradativamente a partir das 16h30.

[ATUALIZAÇÃO – 03/08/2020 19h17]:

A Assessoria de Imprensa do Google emitiu o seguinte comunicado:

“Queremos apenas confirmar que o Google não identificou problemas em sua infraestrutura de DNS hoje.”

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários