Dezenas de grandes sites estão indisponíveis na web

Problema começou por volta das 15h30 e afeta uma parte considerável dos usuários de internet.

Uma grande parte dos internautas relata enfrentar dificuldades para acessar grandes sites da rede mundial de computadores. De acordo com o Downdetector, sites como Google, Mercado Livre, UOL, Banco Inter, Nubank, Santander, Itaú, OLX, iFood e Submarino estão entre os afetados.

Todos as páginas na internet das empresas de telefonia brasileiras também estão fora do ar para parte da população. O site Minha Operadora também não abre nos dispositivos de algumas pessoas.


Ainda não se sabe a causa do problema, mas aparentemente trata-se de uma falha no Sistema de Nomes de Domínio (DNS) de algumas hospedagens ou servidores importantes, que prestam serviço para vários sites e portais. São nomes como Amazon Web Services (AWS), Cloudflare, Google Cloud, Locaweb e Hostgator.

Quando um servidor DNS está fora do ar, os dispositivos não conseguem ter acesso ao IP correspondente ao endereço dos sites requisitados, apresentando o erro “Talvez o servidor DNS esteja indisponível”.

No caso do Google, por exemplo, alguns usuários conseguem acessar o buscador trocando o DNS para 1.1.1.1, ao invés do padrão 8.8.8.8. Outros, no entanto, não obtêm sucesso.

O problema afeta sites com domínios brasileiros e ocorre tanto na internet fixa quanto na móvel.

VIU ISSO?

–> Domínio “.br” completa 30 anos

–> Veja como deixar o roteador da sua casa mais seguro

–> Falha de segurança em roteadores D-Link levava a falso site do BB

O Minha Operadora entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Google Brasil, mas até o momento não tivemos um retorno. A matéria será atualizada caso seja emitido um posicionamento da empresa sobre a falha.

[ATUALIZAÇÃO – 03/08/2020 18h20]:

De acordo com Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a falha nos servidores DNS estava normalizada por volta das 17h00 (horário de Brasília).

Em uma lista de e-mails pública, ele afirmou que o problema teve origem quando “uma chave antiga foi utilizada indevidamente para a assinatura das zonas de segundo nível do .br.”

Segundo o site DownDetector, o acesso aos principais sites começou a ser normalizado gradativamente a partir das 16h30.

[ATUALIZAÇÃO – 03/08/2020 19h17]:

A Assessoria de Imprensa do Google emitiu o seguinte comunicado:

“Queremos apenas confirmar que o Google não identificou problemas em sua infraestrutura de DNS hoje.”

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Luciano Promo

Pelo meu link da vivo ta dando erro em muitos sites, quando mudo pra net, abrem.

Cidade - UF
Vitoria