21/04/2024

Manaus pode ser uma das últimas capitais a ter o sinal 5G ativado

Segundo a Anatel, a capital enfrenta um problema por causa da estação de recepção de satélite localizada no Centro da cidade; entenda.

De acordo com o cronograma do Edital 5G elaborado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas vencedoras do leilão deverão ativar a nova rede nas capitais brasileiras até o final de setembro, sendo que há uma estimativa para antecipar para o final de agosto. No entanto, mesmo no prazo mais longo, Manaus só receberá a rede depois de setembro.

Segundo informou a Anatel, Manaus deverá ser uma das últimas capitais que receberão o sinal 5G. O principal problema envolvendo a cidade é o posicionamento da estação de recepção de satélite da capital, que está localizada no Centro. Por causa disso, será necessário adotar algumas medidas para que não ocorra interferência no sinal.

A tecnologia já chegou em Brasília na última semana, sendo a primeira capital do Brasil a ter o sinal 5G ativado, enquanto que a previsão é que as demais recebam até o fim de agosto, com exceção de Manaus e Belém.

Além disso, ainda é necessário a instalação de antenas suficientes para que o 5G funcione de forma adequada na cidade. Quando a regulação, a Prefeitura de Manaus já sancionou a Lei Complementar para regular a tecnologia, mas informou que, até o momento, recebeu apenas dois pedidos para a instalação de Estações de Rádio Base (ERBs), que estão em tramitação no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano não soube informar de quais operadoras são os pedidos para instalação das estações nem a localidade que essas ERBs serão instaladas.

Originalmente, a ativação do 5G nas capitais brasileiras estava prevista para até 31 de julho, mas o Gaispi, grupo responsável pela limpeza das faixas de frequências e implementação da tecnologia, solicitou a prorrogação por mais 60 dias, pela falta de filtros necessários que são importados da China. Esses equipamentos são necessários para ocorrer a limpeza do espectro 3,5 GHz e assim liberar a faixa para uso das operadoras.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários