24/03/2024

Sistema de pagamentos pelo WhatsApp avança na Índia

Enquanto Brasil estuda autorização, indianos poderão em breve utilizar novos tipos de serviços financeiros.

O WhatsApp Pay segue suspenso no Brasil até que o Banco Central dê um aval para que o sistema de transferência de dinheiro entre usuários do aplicativo de mensagens seja retomado no país. Enquanto isso, na Índia, a plataforma de pagamentos não está apenas funcionando, mas também está caminhando para um nível mais avançado.

Segundo a imprensa indiana, o Facebook, proprietário do WhatsApp, já entrou em contato com bancos do país asiático para oferecer novos serviços financeiros, como a oferta de crédito, seguros e até planos de previdência.

A intenção da companhia é oferecer serviços bancários para a população de baixa renda, bem como auxiliar pequenas empresas a entrar na era digital.

Estima-se que o aplicativo seja utilizado por 400 milhões de indianos, o que torna o modelo de negócios atrativo para o Facebook e também para os bancos.

Desde que foi lançado, o sistema de pagamentos do WhatsApp permitiu que 3 milhões de usuários desbancarizados da Índia se tornassem correntistas dos bancos ICICI Bank e Kotak Mahindra .

“Nos próximos dois anos, estamos comprometidos em anunciar produtos que nunca tivemos antes. Vamos lançar muitos experimentos”, diz Abhijit Bose, chefe do WhatsApp Índia.

VIU ISSO?

–> Novos recursos chegam ao WhatsApp; conheça

–> Integração entre WhatsApp e Messenger está à caminho

–> WhatsApp promete retomar serviço financeiro no Brasil

Já no Brasil, o serviço de pagamentos no WhatsApp foi lançado em junho e suspenso poucos dias depois pelo Banco Central e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em 30 de junho, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) voltou atrás e revogou a suspensão, por não ver riscos à concorrência ou a possibilidade de concentração de mercado.

Recentemente, durante uma live, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, indicou que a operação no aplicativo deve ser aprovada em breve.

Enquanto isso não ocorre, a experiência na Índia pode ser um vislumbre dos recursos que o WhatsApp Pay poderá oferecer no Brasil.

Com informações de TudoCelular.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários