19/04/2024

Rede Globo não vai transmitir final da Taça Rio

Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro reage e acusa emissora de distorcer decisão judicial.

Não bastasse a pandemia da Covid-19, que afetou diretamente os principais eventos esportivos, o futebol brasileiro tem travado uma longa queda de braço com as emissoras televisivas.

Na última quinta-feira, 2, a Rede Globo anunciou que não transmitiria mais os jogos do Campeonato Carioca, mesmo tendo os direitos de transmissão das partidas de todos os times, exceto do Flamengo.

A emissora justificou que houve violação contratual em seus direitos de exclusividade, após o Flamengo exibir em canal próprio a partida entre o rubro-negro e o Boa Vista, na semana passada.

A transmissão foi amparada pela recém-editada Medida Provisória 984, que dá aos times o poder de negociar onde os jogos serão exibidos, inclusive pela internet. Já a Globo sustenta que os contratos foram assinados antes da MP, portanto, continua a valer as regras antigas.

Entretanto, na noite desta segunda-feira, 6, ocorreu uma reviravolta no caso, quando a 24ª Vara Cível do Rio, que obrigou a Rede Globo a exibir a semifinal entre Fluminense e Botafogo, decidiu que a emissora não era obrigada a transmitir a final entre Fluminense e Flamengo, já que o rubro-negro não possui contrato com a TV.

A Globo veio a público confirmar que não vai transmitir o final da Taça Rio, o que gerou uma reação da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

VIU ISSO?

–> Globo se manifesta após nova queda de braço com Bolsonaro

–> Facebook Watch vai transmitir jogos clássicos da Libertadores

–> Claro net suspende venda do Premiere

“A emissora distorce, às escâncaras, a ordem judicial a qual está submetida, criando subterfúgios literários para justificar sua intenção de descumprir o contrato em vigor (por força de decisão judicial) de transmissão do Campeonato Estadual da Série A de Profissionais”, afirma a Ferj em nota.

Além da briga jurídica na TV aberta, os clubes também enfrentam problemas na TV Paga.

Tanto é que, na semana passada, representantes dos oito clubes brasileiros parceiros da norte-americana Turner foram até o Planalto discutir diretamente com o presidente da República, os principais pontos da Medida Provisória 984.

Com informações de Agência Brasil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários