Anatel integra novo ‘Conselho Nacional de Defesa do Consumidor’

Presidente Jair Bolsonaro recriou órgão que havia sido extinto em 1990.

Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Nesta quarta-feira, 8, o presidente da República, Jair Bolsonaro, recriou, via decreto publicado no Diário Oficial da União, o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC).

Originalmente instituído em 1985, antes mesmo da Constituição de 1988, durante a presidência de José Sarney, o CNDC foi extinto em 1990, após uma reestruturação do Ministério da Justiça.


O novo CNDC terá como objetivo assessorar o ministro da Justiça e Segurança Pública no desenvolvimento e condução da Política Nacional de Defesa do Consumidor, além de recomendar adequações em políticas públicas dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, como o Procon, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros.

Ele também promoverá programas de apoio aos consumidores de baixa renda, além de medidas de educação da população sobre seus direitos.

O órgão será presidido pelo Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública e composto por representantes do Ministério da Economia, do Banco Central, Cade e Procons estaduais e municipais. Uma associação de defesa do consumidor, um fornecedor e um jurista também serão integrantes.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também compõe o CNDC, bem como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

VIU ISSO?

–> Qual operadora presta o melhor atendimento telefônico?

–> Operadoras e Anatel são processadas por Ministério Público

–> Preços dos serviços de telecom subiram, diz FGV

Hoje, as telecomunicações estão entre os serviços mais reclamados em Procons pelo país. A maioria das queixas são relativas à cobrança indevidas, rescisões contratuais ou ofertas enganosas.

Com informações de G1.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Mateus Da Silva

Hmmmmm parece interessante na teoria vamos ver na prática! Acho eu que haverá melhorias!🤷‍♂️

Cidade - UF
Marechal Cândido Rondon - Paraná
Última edição 2 meses atrás de Mateus Da Silva