Preços dos serviços de telecom subiram, diz FGV

Inflação acelerou nos serviços de telefonia, internet e TV por assinatura.

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) na terceira quadrissemana de junho subiu 0,09%. Na semana anterior, o índice havia caído 0,13%.

Esta é a primeira vez que o IPC-S registra inflação desde a terceira leitura de abril.


Entre as oito classes setoriais de despesas que compõem o IPC-S, o de Comunicação contribuiu para o aumento do índice de preços, apresentando taxa de 0,19% na semana anterior e subindo para 0,47% em 22 de junho.

Ao considerar o combo de telefonia, internet e TV por assinatura, houve acréscimo no índice, variando de 0,43% para 1,16%.

Além dos preços de Comunicações, outras seis classes também apresentaram crescimento positivo: Transportes (-0,42% para 0,32%); Educação, Leitura e Recreação (-1,73% para -1,16%); Vestuário (-0,27% para -0,01%); Alimentação (0,49% para 0,52%); Despesas Diversas(0,19% para 0,23%); e Habitação (-0,13% para -0,12%).

Somente a classe Saúde e Cuidados Pessoais apresentou recuo, de 0,24% para 0,16%.

VIU ISSO?

–> Comparativo: O preço da fibra óptica das operadoras brasileiras

–> Vivo lidera acesso móvel em 13 estados brasileiros e em 33 DDDs

–> COMPARATIVO: Saiba qual é a melhor TV por assinatura do Brasil

Quanto à expectativa de inflação dos consumidores nos próximos 12 anos, ela se manteve estável no mês de junho, em 4,8%. Em relação a junho do ano passado, houve redução de 0,6 ponto percentual.

O IPC-S permite acompanhar a inflação nos preços em oito setores da economia. A pesquisa leva em conta as coletas realizadas nas capitais Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

Com informações de FGV.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários