InícioDefesa do ConsumidorLista 'Não Perturbe' para o telemarketing já tem data de lançamento

Lista ‘Não Perturbe’ para o telemarketing já tem data de lançamento

Operadoras vão obedecer ao prazo estabelecido pela Anatel e liberar o cadastro de consumidores que não querem mais receber chamadas de telemarketing.

Ilustração, consumidora irritada com ligação de telemarketing.
Imagem: Pixabay

É oficial, a plataforma digital para o cadastro do “Não Perturbe” será lançada no dia 16 de julho. A iniciativa tem como objetivo impedir as incômodas chamadas de telemarketing com ofertas de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e banda larga fixa.

Com o lançamento anunciado, as operadoras obedecem ao prazo estabelecido pela Anatel de 30 dias, para que todas tomassem uma providência em relação tamanho desconforto de usuários que recebem ligações em momentos inoportunos.


As informações do SindiTeleBrasil garantem que a medida surgiu de um diálogo das operadoras com a Anatel, que se uniram para criar uma proposta mais ampla para a autorregulação do telemarketing no setor de telecomunicações.

VIU ISSO?
Ligações de telemarketing das operadoras podem acabar em breve
Idec envia sugestões à Anatel sobre telemarketing das operadoras
– 
Proteste: dicas para se livrar de ligações de telemarketing

A plataforma permitirá que os consumidores se cadastrem para não receberem mais chamadas das operadoras: Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, SKY, TIM e Vivo.

Na nota, há a explicação de que o cliente deverá fazer um cadastro único na plataforma digital. Informações como número de telefone, login, senha, CPF e e-mail serão pedidas e o consumidor poderá até mesmo escolher qual operadora pretende evitar.

De acordo com as informações da Anatel, as ligações abusivas de telemarketing são problemas que reguladores do mundo inteiro enfrentam. Para combater, foi necessário estabelecer o diálogo e compartilhar experiências a fim de criar iniciativas eficientes para evitar o incômodo aos clientes.

Com informações do Tele.Síntese

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários