27/03/2024

HBO Max soluciona polêmica racial de estreia

Filme “E o Vento Levou”, clássico do cinema, voltará para o catálogo da plataforma; conheça a solução adotada pela empresa.

Acervo HBO Max
Imagem: Acervo HBO Max

Logo em sua estreia, o HBO Max, streaming da WarnerMedia, comandado pela AT&T, enfrentou uma polêmica com a disponibilização do filme “E o Vento Levou” no catálogo.

A obra é um dos maiores clássicos de Hollywood e venceu diversas estatuetas do Oscar. No entanto, para os tempos atuais, a representação cultural é considerada antiquada.

De acordo com ativistas, que pediram a remoção do filme da plataforma, a trama levanta uma ideia romântica dos tempos de escravatura, onde proprietários são heróis e escravos estão conformados com a situação de segregação e injustiça social que viviam na época.

Por conta disso, o estúdio Warner Bros. optou pela remoção do longa, mas prometeu que não seria permanente. Era necessária apenas uma contextualização.

Dito e feito! A empresa anunciou recentemente que “E o Vento Levou” voltará ao catálogo do HBO Max, mas dessa vez com uma introdução contextual feita pela professora de cinema, apresentadora e ativista negra Jacqueline Stewart.

A especialista será a responsável pela reflexão e verdadeira compreensão do que representa o filme: um reflexo de sua época.

VIU ISSO?

–> HBO Max pode chegar ao Brasil em 2021

–> AT&T se diz ‘otimista’ e ‘satisfeita’ com desempenho do HBO Max

–> HBO Max lança novo comercial

Stewart, inclusive, é contra a censura. Para ela, é importante manter a obra justamente para que as pessoas reflitam a respeito de um período que não pode ser esquecido.

É um filme com uma visão nostálgico e idílica de dias que não existem mais, segundo a ativista.

Com informações de VEJA

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários