Claro tenta impedir compartilhamento de redes entre TIM e Vivo

Apesar de manifestar suas preocupações, argumentos da operadora foram desconsiderados pelo CADE, que aprovou a iniciativa.

Ilustração - Operadoras
Imagem: PxHere

Sem qualquer restrição, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou o acordo que prevê o compartilhamento de redes entre as operadoras TIM e Vivo.

Anunciada em 2019, a negociação é muito aguardada pelos usuários de telecomunicações, que passarão a ter cobertura em localidades que uma das duas não estava presente e agora vão estar, por meio das redes que vão partilhar.


A concorrente Claro tentou manifestar suas preocupações. Para a prestadora, decisões conjuntas sobre redes poderiam ter impacto na competitividade entre as principais teles do país.

É basicamente um argumento sobre “concentração” de mercado, pois o acordo poderia permitir uma divisão geográfica de foco atuação reacionária aos concorrentes.

Entretanto, a empresa parece não ter se lembrado que precisou se defender do mesmo tipo de argumento quando comprou a Nextel, em uma aquisição também aprovada em 2019 e com tentativas de impedimento impostas pela TIM.

Foi então que, para aprovar o compartilhamento de redes, o CADE explorou os argumentos utilizados pela própria Claro em sua última compra e alegou que, além de não envolver transação de ativos, o escopo e a escala do acordo estão bem definidos. 

VIU ISSO?

–> TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G

–> Conheça os estados onde Claro, Vivo, TIM e Oi lideram com folga

–> TIM Beta vs. Vivo Easy; qual plano é mais vantajoso?

Sobre o compartilhamento

Para quem ainda não está familiarizado ou por dentro da iniciativa, TIM e Vivo anunciaram o acordo em julho de 2019. As redes 4G de 700 MHz e o 3G serão compartilhadas em cidades com menos de 30 mil habitantes, com possibilidades de expansão.

Com o 2G, será criada uma rede única a ser implementada em áreas onde as duas se fazem presentes. A operadora remanescente vai fornecer a conectividade para a base de clientes das duas.

De início, o acordo deve englobar mais de 800 cidades no compartilhamento de 3G/4G e 2.700 no 2G.

Com informações de Convergência Digital

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
17 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
radiogirassol

Engraçado;porque a Claro não adquiriu a OI no lugar da Nextel,agora fica aí querendo melar o negócio de quem quer.

Cidade - UF
Belo Horizonte/MG
Renata Viana Silva

A Claro ainda tem interesse na Oi, mas a TIM e Vivo parecem estar mais perto de comprá-la apos a pandemia acabar.

Cidade - UF
Anapolis
Valdeci Francisco Santos

Já fiz a minha parte aqui em BH o sinal da Claro é horrível saí dela e mudei para Vivo desde janeiro, o meu e o da minha esposa, estamos sempre conectados feliz. Além do preço, meu pré pago da vivo 3GB quinzenal por 15,00 ilimitado sobra.

Cidade - UF
Belo Horizonte -MG
radiogirassol

6GB+2GB bônus 8GB no mês pôr $30 fazendo uma recarga no meu vivo ,com mais qualidade mesmo sendo em 3G da vivo que supera o da Claro.

Cidade - UF
Belo Horizonte/MG
Jean Michel Skaleé

Isso depende de região para região. Por enquanto aproveito meu prezao de 19,99 de 6gb mais 2gb na recarga, totalizando 8gb por 20 reais com velocidades superiores a 50mbps

Cidade - UF
Nova Santa Rosa-PR
Vinícius Guerra

No Brasil inteiro Jean, o sinal da Vivo é melhor e mais estável, claro que depende da região, mas hoje a Vivo melhorou bastante o portfólio dos planos, do pré ao pós, a Vivo entrega sinal muito mais estável, por isso a empresa é líder com 73 milhões de clientes só no móvel.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Tailor Durante

Aguardando o sinal da vivo aqui.

Cidade - UF
Lindoeste PR
Jean Michel Skaleé

Isso não muda em nada. Onde a rede está sobrecarregada, continuará sobrecarregada. Tenho vivo mas no PR a Tim que manda e está colocando sinal em qlqr canto, mesmo que precariamente. A vantagem nisso eh que as ofertas da vivo são bem superiores da tim para minha região e terei mais possibilidades de usar a vivo onde normalmente não pega, mas mesmo com o compartilhamento entre as duas, a claro eh a minha principal pois eh muito superior em questão de qualidade e velocidade e com a aquisição da Nextel a claro tb ganhará cobertura, mesmo q em 3G, pois… Leia mais »

Cidade - UF
Nova Santa Rosa-PR
Robson Monteiro

A Claro é um LIXO de operadora. A pior das piores. Enquanto era BCP, era a melhor que tinha. Depois que virou Claro, ficou um LIXO. Afff

Cidade - UF
Fortaleza - Ceará
Vinícius Guerra

O maior problema da Claro ainda é o pífio atendimento deles. Eles dificilmente resolvem problemas, por isso muitas pessoas que eu conheço saíram da Claro, inclusive eu.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Luiz Alberto Bonela

O grande problema desse prezao da claro,é o fato de so poder usar no ddd de origem da linha,c vc for viajar pra outro lugar fora do seu ddd,e precisar fazer uma ligação,c tem q ter creditos livres e as tarifas por minuto sao um absurdo,1.99.As outras grandes no pre nao cobram mais roaming,o vivo turbo,o tim pre top é o pre da oi ,vc pode usar np Brasil inteiro com a franquia do plano.Isso me fez abandonar a claro no pre.

Cidade - UF
Jardinópolis
Eduardo Mariano

Se as duas (TIM e Vivo) podem compartilhar a rede pq a Oi e a Claro não participam desse compartilhamento ? A Oi teria a possibilidade de utilizar a rede das outras operadoras e ampliar sua cobertura de maneira mais rápida.

Cidade - UF
PB
radiogirassol

Tudo bem poderia, Mas a OI não quer investimentos no Móvel entende, caso fosse de seu interesse ela já teria mudado a situação do 2G em muitas cidades para o 3G, pois tem frequência para isto, mas também aumentaria sua dívida, o Foco agora é fibra.

Cidade - UF
Belo Horizonte/MG
Eduardo Silva Feitosa

Se não estou enganado, elas têm uma parceria de roaming, já que quando o sinal da claro cai, aparece o 2G da Oi.

Cidade - UF
Balsas - MA
Alexandre Silva

Aqui no Interior da Paraíba é assim também, onde só pega Oi aparece na Claro em roaming, e onde só pega Claro aparece Oi em roaming.

Cidade - UF
João Pessoa-PB
Vinícius Guerra

A Claro comprou a Nextel, as outras operadoras não falaram nada. A Claro faz isso, pois sabe que a TIM, agora tendo o sinal da Vivo, irá crescer bastante, como a Claro em muitas cidades pequenas não pega mesmo, ficou preocupada. Se ela gastasse menos dinheiro em marketing e investisse em rede, seria melhor.

A TIM se souber trabalhar pode tirar o lugar da Claro e voltar a ser a segunda maior operadora, pelo menos quem ganha é o consumidor.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Jean Michel Skaleé

A Tim chiou bastante com a compra pq ela estava mirando a Nextel tb. Ja sobre o crescimento, quem tambem pode crescer é a vivo, pois no caso do PR a tim diz que ja esta com 4G em todas as cidades, e em torno de 80% das cidades possui menos de 30 mil habitantes, e varias dessas so tem tim como opção e mais cara. Eu como cliente da Vivo (segunda linha) nao vejo a hora da tim começar a compartilhar, pois mesmo nao sendo aquelas coisas o sinal da Tim, pelo menos na cidade onde moro o sinal… Leia mais »

Cidade - UF
Nova Santa Rosa-PR