23/04/2024

Claro tenta impedir compartilhamento de redes entre TIM e Vivo

Apesar de manifestar suas preocupações, argumentos da operadora foram desconsiderados pelo CADE, que aprovou a iniciativa.

Ilustração - Operadoras
Imagem: PxHere

Sem qualquer restrição, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou o acordo que prevê o compartilhamento de redes entre as operadoras TIM e Vivo.

Anunciada em 2019, a negociação é muito aguardada pelos usuários de telecomunicações, que passarão a ter cobertura em localidades que uma das duas não estava presente e agora vão estar, por meio das redes que vão partilhar.

A concorrente Claro tentou manifestar suas preocupações. Para a prestadora, decisões conjuntas sobre redes poderiam ter impacto na competitividade entre as principais teles do país.

É basicamente um argumento sobre “concentração” de mercado, pois o acordo poderia permitir uma divisão geográfica de foco atuação reacionária aos concorrentes.

Entretanto, a empresa parece não ter se lembrado que precisou se defender do mesmo tipo de argumento quando comprou a Nextel, em uma aquisição também aprovada em 2019 e com tentativas de impedimento impostas pela TIM.

Foi então que, para aprovar o compartilhamento de redes, o CADE explorou os argumentos utilizados pela própria Claro em sua última compra e alegou que, além de não envolver transação de ativos, o escopo e a escala do acordo estão bem definidos. 

VIU ISSO?

–> TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G

–> Conheça os estados onde Claro, Vivo, TIM e Oi lideram com folga

–> TIM Beta vs. Vivo Easy; qual plano é mais vantajoso?

Sobre o compartilhamento

Para quem ainda não está familiarizado ou por dentro da iniciativa, TIM e Vivo anunciaram o acordo em julho de 2019. As redes 4G de 700 MHz e o 3G serão compartilhadas em cidades com menos de 30 mil habitantes, com possibilidades de expansão.

Com o 2G, será criada uma rede única a ser implementada em áreas onde as duas se fazem presentes. A operadora remanescente vai fornecer a conectividade para a base de clientes das duas.

De início, o acordo deve englobar mais de 800 cidades no compartilhamento de 3G/4G e 2.700 no 2G.

Com informações de Convergência Digital

17 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
17 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários