Anatel simplifica certificação de produtos durante pandemia

Entidades certificadoras também estão disponibilizando seus laboratórios para fabricar respiradores para pacientes da Covid-19.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acaba de anunciar que adotou um processo simplificado de certificação de produtos de telecomunicações. A ideia do órgão é eliminar obstáculos para assegurar a retomada do desenvolvimento econômico e social durante o surto do novo coronavírus.

Para isso, a agência está se esforçando emitir as homologações em até 10 dias após o seu recebimento, para os casos onde não ocorrerem exigências.


No início de março, a Anatel já tinha dispensado a apresentação de quaisquer documentos pelas empresas, exceto pela declaração do fabricante, na instrução do processo de manutenção de produtos. A medida vale para aqueles produtos que tenham certificado de validade vigente no período de 6 de março a 30 de junho.

Quanto aos laboratórios e entidades certificadoras – que fazem a avaliação de conformidade dos produtos de telecom – estão adotando medidas que auxiliam o combate à pandemia, como a adoção de home office para aqueles colaboradores cujas atividades possam ser realizadas de forma remota.

Para os trabalhos presenciais, estão sendo tomadas todas as precauções para evitar a contaminação dos funcionários.

VIU ISSO?

–> Anatel disponibiliza canal exclusivo para auxílio emergencial

–> Anatel adota atendimento remoto

–> Melhora satisfação dos consumidores com as operadoras, diz Anatel

Outra iniciativa é que essas entidades também estão fornecendo a sua estrutura laboratorial para desenvolver respiradores para pacientes em estado grave, com insuficiência respiratória causadas pela Covid-19.

ECONOMIZE! 💰 Compare os planos das operadoras de celular e escolha o mais vantajoso para você.

Estão sendo realizados, ainda, testes em equipamentos médicos, com algumas dessas entidades realizando as avaliações de forma gratuita.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários