27/04/2024

Operadoras cobram agilidade dos municípios na outorga de antenas

São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Manaus são os que mais apresentam dificuldades na hora de liberar licenças.

Nesta quarta-feira, 25, o SindiTelebrasil, que congrega as operadoras de telefonia e internet móvel, fez um apelo público para que os municípios autorizem licenças para instalação de antenas, para que as empresas possam manter a continuidade e ampliação de cobertura dos serviços digitais, principalmente diante a pandemia do novo coronavírus.

O sindicato endereçou o pedido principalmente para as grandes cidades, que tem mais dificuldade para liberar a instalação de antenas, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Manaus. Justamente nesses locais que a demanda por conectividade é maior.

O SindiTelebrasil afirma que mais de 4 mil pedidos de instalação de antenas em todo o Brasil estão aguardando liberação dos municípios.

Em várias cidades, os processos de liberação estão atrasados há mais de um ano, por conta da burocracia e de leis locais desatualizadas.

VIU ISSO?

–> Força-tarefa quer que municípios adotem a Lei das Antenas

–> Cidade proíbe instalação de antenas 5G por receio de riscos à saúde

–> Projeto de lei quer acelerar a implantação de antenas de telefonia

“Importante reiterar que sem antenas os serviços de telefonia e internet móvel não funcionam e, para a adequada prestação dos serviços e atendimento à demanda da população, é necessário ampliar constantemente a cobertura, sendo que em muitos municípios essa ampliação encontra-se paralisada em razão da falta de emissão das licenças municipais necessárias”, diz o comunicado.

Além de gerar conectividade, a instalação das antenas também gera investimento para as cidades. O sindicato salienta que essa implantação segue o rigor das normas técnicas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e respeita a legislação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários