Lava Jato manda inquérito sobre a Oi para Justiça de São Paulo

Força-tarefa investiga possíveis repasses da operadora para o grupo empresarial ligado ao filho de Lula.

Imagem: Bill Oxford/Unsplash

Nesta quarta-feira, 11, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) decidiu por unanimidade transferir a investigação contra o empresário Fábio Luiz Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, para a Justiça Federal de São Paulo.

Com a decisão, o inquérito sai das mãos do juiz Luiz Antônio Bonat, que substituiu Sérgio Moro, quando ele foi nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública.


A retirada do processo da Justiça de Curitiba ocorre por atendimento a um pedido da defesa do Lulinha. O argumento é que o caso não possui vínculos com os esquemas de corrupção da Petrobras, na Lava Jato. Entretanto, a decisão vai contra pedido do Ministério Público Federal (MPF).

O empresário é investigado na operação “Mapa da Mina”, que apura possíveis esquemas de corrupção em contratos da ordem de R$ 132 milhões, entre 2004 e 2016, firmados entre a operadora de telefonia e o grupo empresarial Gamecorp/Gol.

VIU ISSO?

–> Lava Jato começa a investigar repasses do grupo Oi

–> Oi cobra dívida milionária de empresa do filho de Lula

–> Ex-executivo da Oi fará delação premiada

A alegação é que os recursos foram utilizados na compra do sítio de Atibaia, pivô da condenação que levou o ex-presidente à prisão por 580 dias.

Em contrapartida, Lula teria proporcionado benefícios regulatórios para o setor de telefonia, como, por exemplo, o fim da proibição de que uma empresa de telefonia fixa pudesse adquirir outra em uma área diferente, o que levou a compra da Brasil Telecom pela Oi.

A Polícia Federal chegou a pedir as prisões temporárias de Fábio Luis e outros envolvidos no caso. Porém, a juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba, entendeu que as prisões não eram necessárias, ao seguir parecer do MPF.

Com informações de O Globo e G1.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Tauan Fontoura

Filho de peixe, peixinho é.
Filho de bandido, bandido é.
Cadeia em todos os bandidos dessa família.

Cidade - UF
Porto Velho RO