Para subir posição no ranking Netflix, Claro desmembra banda larga

Operadora estava somente na quinta colocação na lista de operadoras de internet fixa mais rápidas do Brasil. Veja se a ação surtiu efeito.

Para melhorar a colocação no ranking de velocidade da Netflix, a Claro dividiu as medições do seu produto de banda larga em duas marcas: ‘Claro Fibra’ e ‘Claro NET Vírtua’. O primeiro identifica os usuários FTTH (fibra até a casa do cliente), que possuem velocidades nominais acima de 100 Mega.

Outras operadoras também fizeram isso para melhorar as suas posições. A Oi aparece na lista com ‘Oi Fibra‘ e ‘Oi Internet’; a TIM com ‘TIM Live Ultra‘ e ‘TIM Live Ultrafibra’; a Algar Telecom usa as nomenclaturas ‘Algar Fibra‘ e ‘Algar Cable/DSL’ e a Vivo aparece como ‘Vivo Fibra’ e ‘Vivo Internet’.


Por falar na Vivo Fibra, ela continua sendo a operadora com a melhor performance para carregar conteúdos da Netflix, segundo o próprio serviço de streaming. Já é o sexto mês seguido na liderança. A companhia, no entanto, perdeu 2,17% de performance, com a velocidade média caindo de 4,13 Mbps em dezembro, para 4,04 Mbps em janeiro.

Mesmo tendo realizado essa divisão de tecnologias de internet, a Claro não conseguiu alcançar a Vivo em velocidade. Porém, a marca saltou da quinta colocação para a segunda. Claro Fibra apresentou 3,98 Mbps de velocidade média no seu mês de estreia.

Já o produto Claro NET Vírtua caiu 1,80% com a saída dos usuários de Fibra, passando dos 3,88 Mbps para 3,81 Mbps. Ele ficou na sexta posição.

Os preços e planos da internet Claro Fibra podem ser consultados no comparador do Melhor Escolha.

VIU ISSO?

–> Netflix confirma nPerf e cita Vivo como a internet fixa mais rápida

–> Comparativo: o preço da fibra óptica das operadoras brasileiras

–> Provedores regionais de internet deixam Oi, Vivo e Claro para trás

A Netflix aponta que todas as outras operadoras também perderam velocidade em janeiro. Isso pode ser explicado pela maior demanda de internet no período de férias escolares, visto que o uso de SmartTVs e consoles de vídeogames (como Xbox e Playstation) aumenta consideravelmente no primeiro mês do ano.

Ranking Netflix completo

Veja abaixo o TOP 10 das operadoras de internet fixa mais rápidas do Brasil em janeiro de 2020 e o percentual de variação da velocidade na comparação com o mês anterior:

  1. Vivo Fibra – 4,04 Mbps (-2,17%)
  2. Claro Fibra – 3,98 Mbps
  3. Oi Fibra – 3,92 Mbps (-1,75%)
  4. Algar Fibra – 3,87 Mbps (-2,51%)
  5. TIM Live Ultrafibra – 3,81 Mbps (-2,05%)
  6. Claro NET Vírtua – 3,81 Mbps (-1,80%)
  7. TIM Live Ultra – 3,49 Mbps (-1,41%)
  8. Algar Cable/DSL – 3,36 Mbps (-1,75%)
  9. Vivo Internet – 3,17 Mbps (-1,85%)
  10. Oi Internet – 2,65 Mbps (-2,57%)

Participação de Mercado

Lembrando que a Netflix só mede a velocidade dos cinco principais grupos de telecomunicações do país, isto é: Claro, Vivo, Oi, Algar Telecom e TIM. Em número total de clientes, o mercado de internet fixa do Brasil é dividido assim:

  1. Claro – 9,57 milhões de clientes (29,4%)
  2. Vivo – 7,02 milhões de clientes (21,6%)
  3. Oi – 5,25 milhões de clientes (16,1%)
  4. Algar Telecom – 615 mil clientes (1,9%)
  5. TIM – 584 mil clientes (1,8%)
  6. Sercomtel – 276 mil clientes (0,8%)
  7. SKY – 239 mil clientes (0,7%)

Somadas, todavia, os operadoras de internet regionais fazem a força. As “competitivas” – como são chamadas – são responsáveis por 10,7 milhões de assinantes legalizados. Esse número representa 32,9% do mercado.

Os dados de acessos mais atualizados referem-se ao mês de dezembro de 2019.

Com informações de Netflix e Teleco

COMPARTILHAR EM:

About Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Kelli Cristina Sacomani

A Claro Net tinha era que prestar um serviço de qualidade, não desmembrar seus clientes de acordo com a velocidade. Prestação de serviço com qualidade, pelo amor!!

Cidade - UF
São Paulo
Rogerio Pires

Esse “desmembramento” é estratégia de mercado, como todas as outras sitadas também o fizeram. Só espero que a Claro não pare no tempo com o produto “Claro Net Virtua”. Hoje, utilizo a velocidade máxima disponível, 240 Mbps. e de fato, recebo isso, nada a reclamar! Mas no meu condomínio tenho disponível Algar Fibra e Vivo Fibra, todas com ofertas de até 300 Mbps.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Vinícius Guerra

A Claro tinha que se preocupar é com a qualidade de seus serviços, essa deveria ser a razão e o foco de toda empresa. Como são líderes nesse segmento, então, segue o fluxo. Nesse ponto prefiro a Vivo, a qualidade de seus serviços é muito maior, o único porém é o preço, mas sabendo negociar consegue-se bons descontos.

Cidade - UF
Rio de Janeiro