InícioInternet Banda LargaPara subir posição no ranking Netflix, Claro desmembra banda larga

Para subir posição no ranking Netflix, Claro desmembra banda larga

Operadora estava somente na quinta colocação na lista de operadoras de internet fixa mais rápidas do Brasil. Veja se a ação surtiu efeito.

Para melhorar a colocação no ranking de velocidade da Netflix, a Claro dividiu as medições do seu produto de banda larga em duas marcas: ‘Claro Fibra’ e ‘Claro NET Vírtua’. O primeiro identifica os usuários FTTH (fibra até a casa do cliente), que possuem velocidades nominais acima de 100 Mega.

Outras operadoras também fizeram isso para melhorar as suas posições. A Oi aparece na lista com ‘Oi Fibra‘ e ‘Oi Internet’; a TIM com ‘TIM Live Ultra‘ e ‘TIM Live Ultrafibra’; a Algar Telecom usa as nomenclaturas ‘Algar Fibra‘ e ‘Algar Cable/DSL’ e a Vivo aparece como ‘Vivo Fibra’ e ‘Vivo Internet’.

Por falar na Vivo Fibra, ela continua sendo a operadora com a melhor performance para carregar conteúdos da Netflix, segundo o próprio serviço de streaming. Já é o sexto mês seguido na liderança. A companhia, no entanto, perdeu 2,17% de performance, com a velocidade média caindo de 4,13 Mbps em dezembro, para 4,04 Mbps em janeiro.

Mesmo tendo realizado essa divisão de tecnologias de internet, a Claro não conseguiu alcançar a Vivo em velocidade. Porém, a marca saltou da quinta colocação para a segunda. Claro Fibra apresentou 3,98 Mbps de velocidade média no seu mês de estreia.


Já o produto Claro NET Vírtua caiu 1,80% com a saída dos usuários de Fibra, passando dos 3,88 Mbps para 3,81 Mbps. Ele ficou na sexta posição.

Os preços e planos da internet Claro Fibra podem ser consultados no comparador do Melhor Escolha.

VIU ISSO?

–> Netflix confirma nPerf e cita Vivo como a internet fixa mais rápida

–> Comparativo: o preço da fibra óptica das operadoras brasileiras

–> Provedores regionais de internet deixam Oi, Vivo e Claro para trás

A Netflix aponta que todas as outras operadoras também perderam velocidade em janeiro. Isso pode ser explicado pela maior demanda de internet no período de férias escolares, visto que o uso de SmartTVs e consoles de vídeogames (como Xbox e Playstation) aumenta consideravelmente no primeiro mês do ano.

Ranking Netflix completo

Veja abaixo o TOP 10 das operadoras de internet fixa mais rápidas do Brasil em janeiro de 2020 e o percentual de variação da velocidade na comparação com o mês anterior:

  1. Vivo Fibra – 4,04 Mbps (-2,17%)
  2. Claro Fibra – 3,98 Mbps
  3. Oi Fibra – 3,92 Mbps (-1,75%)
  4. Algar Fibra – 3,87 Mbps (-2,51%)
  5. TIM Live Ultrafibra – 3,81 Mbps (-2,05%)
  6. Claro NET Vírtua – 3,81 Mbps (-1,80%)
  7. TIM Live Ultra – 3,49 Mbps (-1,41%)
  8. Algar Cable/DSL – 3,36 Mbps (-1,75%)
  9. Vivo Internet – 3,17 Mbps (-1,85%)
  10. Oi Internet – 2,65 Mbps (-2,57%)

Participação de Mercado

Lembrando que a Netflix só mede a velocidade dos cinco principais grupos de telecomunicações do país, isto é: Claro, Vivo, Oi, Algar Telecom e TIM. Em número total de clientes, o mercado de internet fixa do Brasil é dividido assim:

  1. Claro – 9,57 milhões de clientes (29,4%)
  2. Vivo – 7,02 milhões de clientes (21,6%)
  3. Oi – 5,25 milhões de clientes (16,1%)
  4. Algar Telecom – 615 mil clientes (1,9%)
  5. TIM – 584 mil clientes (1,8%)
  6. Sercomtel – 276 mil clientes (0,8%)
  7. SKY – 239 mil clientes (0,7%)

Somadas, todavia, os operadoras de internet regionais fazem a força. As “competitivas” – como são chamadas – são responsáveis por 10,7 milhões de assinantes legalizados. Esse número representa 32,9% do mercado.

Os dados de acessos mais atualizados referem-se ao mês de dezembro de 2019.

Com informações de Netflix e Teleco

Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 16 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

3 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários