Netflix confirma nPerf e cita Vivo como a internet fixa mais rápida

Último relatório de velocidade de 2019 está disponível. Veja a lista completa com as operadoras de internet que a Netflix considera mais velozes.

As operadoras de internet fixa do Brasil seguem aos poucos melhorando a performance quando se trata de velocidade. De acordo com mais um relatório mensal da Netflix, os nove principais serviços de internet do país aumentaram a performance em 4,61%. Essa média é referente ao mês de dezembro de 2019.

No último mês do ano passado, o produto que mais subiu na velocidade média foi o prestado pela Claro, com 7,47% de alta na comparação com novembro. Apesar disso, a Claro net vírtua (como é chamada a banda larga fixa da operadora), ainda está longe de ocupar a liderança do ranking. A operadora ocupa somente a quinta colocação.


Segundo a Netflix, o posto de internet mais rápida do Brasil é da Vivo Fibra, com 4,13 Mbps. O lugar mais alto do pódio foi ocupado pela companhia no mês de agosto de 2019, depois de ela saltar da sexta colocação que ocupava em julho. Já faz cinco meses consecutivos que a marca do grupo Telefónica se destaca.

Na semana passada, a empresa francesa nPerf divulgou a lista com as operadoras de internet banda larga fixa mais rápidas do Brasil. O ranking também foi encabeçado pela Vivo.

O ranking de dezembro fica completo com o produto Oi Fibra (a internet FTTH da Oi) na segunda posição, seguida de perto pela fibra óptica da Algar Telecom.

Por falar na Oi…

Apesar de a internet via fibra colocar a companhia em uma boa posição no ranking de velocidade da Netflix, a versão cabeada (DSL) da banda larga da empresa ocupou o último lugar da lista durante o ano de 2019 inteiro. Em dezembro, o crescimento da Oi Internet (ou Oi Velox, como alguns ainda chamam) também foi o menor de todos, com apenas 2,64% de diferença positiva.

VIU ISSO?

–> Em novembro, fibra da TIM registrou o maior crescimento no ranking da Netflix

–> Vivo Fibra tem nome alterado em várias cidades do país

–> Netflix pode ser taxada em 2020; preços vão aumentar?

Abaixo você confere na íntegra o ranking de velocidade da Netflix referente ao mês 12/2019. Destacamos a velocidade média de cada empresa e a variação de novembro para dezembro:

  1. Vivo Fibra – 4,13 Mbps (+5,35%)
  2. Oi Fibra – 3,99 Mbps (+3,90%)
  3. Algar Fibra – 3,97 Mbps (+4,47%)
  4. TIM Live Ultrafibra – 3,89 Mbps (+5.42%)
  5. Claro net vírtua – 3,88 Mbps (+7,47%)
  6. TIM Live Ultra – 3,54 Mbps (+3,20%)
  7. Algar Telecom Cabo / DSL – 3,42 Mbps (+4,58%)
  8. Vivo Internet Cabo / DSL – 3,23 Mbps (4,53%)
  9. Oi Internet Cabo / DSL – 2,72 Mbps (+2,64%)

Na sequência está o gráfico da Netflix referente a todo o ano passado, para que você possa ter a dimensão do desempenho de cada provedor mês a mês:

Ranking de velocidade da Netflix - Brazil (Ano de 2019)

Para definir a numeração média de cada empresa, a Netflix diz que mede a velocidade de comunicação entre o provedor de internet e os servidores da empresa no período em que uma maior quantidade de assinantes do serviço de streaming está assistindo a conteúdos.

About Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

1
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
1 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
1 Autores de comentários
Alexandre Ricardo Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Alexandre Ricardo
Colaborador
Alexandre Ricardo

Porra toda semana muda? Ano passado era a Tim Live, depois a Oi fibra, agora é a Vivo?

Cidade - UF
Rj