23/04/2024

Prefeitura pretende multar operadoras por bagunça de fios em postes

Empresas que fazem buracos nas ruas e não fazem a recomposição também serão penalizadas.

Foto: NeONBRAND/Unsplash

Nesta terça-feira, 14, serão encaminhados para a Câmara Municipal de Campinas dois projetos de lei do prefeito Jonas Donizette (PSB), que tem o objetivo de multar as empresas de energia elétrica, telefonia e TV a cabo que não organizarem o cabeamento nas vias públicas.

A prefeitura do município do interior de São Paulo pretende multar em R$ 5,4 mil por infração nos casos da bagunça de fios em postes ou quando as operadoras abrem buracos nas ruas e calçadas e não fazem a devida recomposição.

A ideia dos projetos é garantir segurança, mobilidade da população e uma boa paisagem estética em Campinas.

“Temos hoje uma bagunça na fiação da cidade, com fios enrolados, pendurados, abandonados, mas não tínhamos, até agora, uma forma de obrigar as concessionárias a manter a fiação em ordem e em segurança. Com a lei, vamos estabelecer regras de como os fios devem ficar, multar quem não as cumprir e poderemos até proibir o funcionamento se houver risco iminente à população”, afirma Ernesto Paulella, secretário de Serviços Públicos.

VIU ISSO?

–> Homem é ferido por fio da GVT

–> Cidade gaúcha cobra das operadoras a organização em postes

–> Roubo de fios deixou 30 mil pessoas sem internet em cinco bairros

Em 2017, durante uma audiência pública, a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) havia assumido o compromisso de organizar o emaranhado de fios, mas até o momento nada foi feito.

Já existem projetos tramitando na Câmara Municipal de Campinas que prevê a instalação de fiações subterrâneas, mas eles ainda enfrentam o alto custo da implantação e a norma federal que permite que ela seja aérea.

Com informações de Correio Popular.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários